Reitor, presente na posse do Conselho Setorial de Extensão e Cultura

Reitor Marcus David, ressaltou a importância da reativação do Conselho Setorial de Extensão e Cultura (Foto: Twin Alvarenga)

Com a função clara de construir políticas para orientar e direcionar, de modo mais consistente, os projetos extensionistas propostos pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF),  o Conselho Setorial de Extensão e Cultura (Conexc) volta à ativa após 12 anos. Por práticas de extensão, entende-se programas, projetos, eventos, cursos e prestação de serviços, para os quais as portas da Universidade se abrem em direção à sociedade civil, estabelecendo a troca de saberes. Os 35 membros eleitos que constituem a comissão deliberativa tomaram posse na noite de ontem, dia 21, às 19h, no anfiteatro das pró-reitorias.

O reitor Marcus David destacou a importância do Conselho para que estas práticas sejam desenvolvidas satisfatoriamente. “Um conselho setorial funcionando é uma certeza de que nós temos de melhorar a qualidade das nossas políticas de extensão, e para que possamos cumprir melhor nosso papel junto à sociedade. Além do mais, no atual cenário nacional, em que o ensino público tem sido desvalorizado, a extensão reforça a relevância social das universidades públicas e gratuitas.”

O vice-diretor do campus de Governador Valadares (GV), Fábio Pieri, destacou a importância de vários projetos desenvolvidos. “Temos um esforço muito grande de derrubar as paredes da Universidade e levar para fora o conhecimento produzido por nós. A extensão é uma relação de horizontalidade, de experiências além muros.”

Ana Lívia Coimbra, pró-reitora de Extensão

Ana Lívia Coimbra: “Esse conselho irá ouvir as demandas da comunidade externa” (Foto: Twin Alvarenga)

O novo Conselho de Extensão e Cultura é composto por professores, técnico-administrativos em educação (TAEs) e estudantes, além da sociedade civil, principal beneficiária de práticas extensionistas. “Esse Conselho, ao propor diretrizes, ouvirá as demandas da comunidade externa e deliberará para que as necessidades daqueles que vivem nos territórios onde a Universidade se insere possam ser atendidas por meio dos projetos interventivos, via extensão universitária”, declarou a pró-reitora de Extensão, Ana Lívia de Souza Coimbra.

A professora da Faculdade de Enfermagem, Zuleyce Maria Lessa Pacheco agradeceu em nome de todos os docentes que participam do Conselho e destacou a importância que os professores têm para a extensão. “Ao propormos projetos, fazemos a diferença no futuro de alunos, beneficiários do projeto, e da sociedade como um todo. Enquanto representantes da classe docente, iremos trazer as necessidades prementes de nossas áreas.” Representando a comunidade externa, Carlos Alberto de Freitas declarou que “ter esta aproximação é benéfico para os dois lados, e é de suma importância participar e poder ajudar a fortalecer os projetos de extensão.”

A retomada do Conselho Setorial de Extensão e Cultura era uma desejo da comunidade acadêmica e um compromisso da atual gestão. Neste contexto de conquista e de respeito ao princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, o Conexc retoma suas atividades com o comprometimento de aumentar a produção de conhecimento científico junto com os demais eixos fundamentais da vida acadêmica. No encerramento da comemoração da posse, houve a apresentação do Coral Acadêmico da UFJF, que é um dos projetos de extensão da Universidade.

Outras informações: (32) 2102-3971 (Pró-Reitoria de Extensão -UFJF)