Bolsistas e servidores da Central de Atendimento (CAT) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) apresentaram, nesta quinta-feira, 22, na Diretoria de Imagem Institucional, um plano de reestruturação no espaço físico e de implantação de novas tecnologias e softwares, visando agilidade, comodidade e qualidade no serviço prestado pela CAT. A apresentação foi feita em reunião que contou com a presença do reitor Marcus David, da vice-reitora Girlene Silva e do diretor de Imagem Institucional, Márcio Guerra.

(Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

Projeto se baseia na ideia de aprimoramento da efetividade do serviço, que inclui atendimento diferenciado ao público prioritário (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

O propósito do projeto é facilitar o relacionamento da comunidade com a Instituição. A proposta se baseia em uma ideia de aprimoramento da efetividade do serviço, que inclui atendimento diferenciado ao público prioritário, como referenciado à Lei 10.048, que objetiva priorizar a assistência às pessoas com deficiência, idosos com idade igual ou superior a 60 anos, gestantes, lactantes e pessoas acompanhadas por crianças de colo  Além disso, traz a possibilidade de identificação e melhor resolução das principais demandas da CAT.

“Queremos receber a sociedade de modo organizado e cidadão. A central está no pórtico de entrada, então buscamos que esse facilitamento ocorra para todos os setores da UFJF”, ressalta o servidor formado em Direito Gilson Ezequiel do Couto.

Novo Layout
O aluno do curso de Engenharia Elétrica, Guilherme Soares, destaca que o projeto é uma adaptação do Sistema de Gerenciamento de Atendimento, um software livre que se encontra no site do governo, desenvolvido pela Previdência Social (Dataprev), juntamente ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). O novo layout permite um serviço que contemple todos os públicos, inclusive as pessoas com deficiência por meio dos sistemas visuais e sonoros.

Guilherme diz que notou a necessidade de reparação do funcionamento da Central de Atendimento desde o momento em que fez a prova de seleção para bolsista. “Eu chegava na Central e percebia que ela era a voz de diversos setores da UFJF. Como a primeira impressão é a que fica, era preciso modificar o nosso espaço para melhor andamento do trabalho oferecido. Para facilitar o processo e diminuir os custos, nós fizemos os orçamentos dos equipamentos necessários para a realização do serviço e disponibilizaremos nosso trabalho para que tudo funcione perfeitamente como o planejado”.

Com o objetivo de aprimorar o trabalho e torná-lo mais ágil e cômodo, o discente do curso de Engenharia Elétrica, Jefferson Pereira Sá, acredita que digitalizar o sistema trará benefícios para toda a comunidade. “Com a informatização, nós poderemos criar e identificar os atendimentos. Conheceremos nosso público, sendo ele prioritário ou convencional, e gerar um serviço aprimorado. Um bom atendimento que seria a porta de entrada da Universidade mostraria que ela está disposta a atender quem vier da melhor maneira possível e oferecendo  qualidade”

Reformulação do espaço

Para reitor Marcus David, ver estudantes e servidores auxiliando no desenvolvimento da UFJF é motivo de orgulho e mostra a Universidade dando retorno para a sociedade (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

Além das modificações relacionadas à informatização e agilidade, os alunos apresentaram uma proposta de reformulação do espaço. Por meio dessas alterações, será possível que todos os usuários tenham um serviço mais prático e confortável. “Pretendemos dispor o mobiliário de uma forma mais confortável com objetivo de facilitar o atendimento. Além disso, já visamos planos futuros que sejam mais acessíveis para as pessoas com deficiência, idosos e grávidas”, explica o aluno do curso de Arquitetura e Urbanismo, Júlio Cézar Concolato.

O reitor Marcus David acredita que este é um processo que deve ser implementado para melhoria da Universidade. Dessa forma, não deve ser realizado de forma isolada, mas buscar abranger as pró-reitorias para melhor desenvolvimento do layout e da parte tecnológica. “O que mais nos deixa satisfeitos é ver nossos estudantes e servidores auxiliando no desenvolvimento da UFJF. Isso é motivo de satisfação, pois vemos que a Universidade está cumprindo seu papel e dando retorno para a sociedade”.

O Coordenador de Atendimento da UFJF, Helder Dalamura, aponta que esse é um marco para o melhor funcionamento da CAT e da Instituição, pois permite que “o agrupamento de conhecimento e saberes facilite o atendimento ao público e permita que sejamos mais efetivos em nossa proposta para toda a sociedade”.

(32) 2102-3911 – Central de Atendimento