Evento anual visa o debate e a difusão dos avanços científicos (Foto: jannoon028 / Freepik)

Evento anual visa o debate e a difusão dos avanços científicos (Foto: jannoon028 / Freepik)

Desde o sinal de televisão que chega a nossas casas até os medicamentos que curam e previnem doenças, a ciência influencia com frequência o nosso cotidiano. Por ser nítido o papel da mesma para o avanço do ser humano, a comunidade científica vê a necessidade de mais políticas públicas que promovam a divulgação do que é feito nos laboratórios. Para isto, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) promove sua 69ª Reunião Anual, que visa o debate e a difusão dos avanços científicos.

O evento acontece em um estado diferente a cada ano, sendo a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, a anfitriã de 2017. Durante o período de 16 a 22 de julho, se reunirão representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia  com o intuito de analisar os avanços científicos nas diversas áreas do conhecimento e debater como andam as políticas públicas para a difusão da ciência e da tecnologia.

Participação da UFJF

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) marcará presença com a professora da Faculdade de Educação, Adriana Bruno, que participará de uma mesa redonda cujo o tema será as tecnologias móveis disruptivas. Estas, por sua vez, são compreendidas como tecnologias inovadoras que rompem com as já existentes. No caso das móveis, essa ideia é aplicada aos dispositivos móveis, à todas tecnologias de mobilidade e, especialmente, aos usos e transformações sociais decorrentes.

“Vivemos momentos de intensa transformação social, política, tecnológica, ideológica, entre outros. Este debate é muito importante porque estas tecnologias, têm modificado as formas de acesso e produção de informações e conhecimentos, de relacionamento e de fazer ciência”, ressalta Adriana. “No campo da educação, tais inovações implicam em mudanças importantes e nos convocam a refletir, debater e transformar ideias e práticas pedagógicas e científicas e, por conseguinte, rever as possibilidades de aprendizagem e produção do conhecimento.”

Séries de TV como CSI, do campo da ciência forense, destacam a importância de profissionais da área científica (Foto: Shayne_ch13 / Freepik)

Séries de TV como CSI, do campo da ciência forense, destacam a importância de profissionais da área científica (Foto: Shayne_ch13 / Freepik)

A professora do Departamento de Bioquímica, Valquiria Medeiros, também participará do evento, ministrando uma palestra junto à mestranda de Ciências Farmacêuticas, Nathalia Kelmer. Elas falarão sobre a ciência por trás da série dramática americana CSI, que retrata a resolução de crimes com o auxílio da ciência forense. Segundo elas, mesmo não representando fidedignamente uma investigação forense como, por exemplo, no aspecto do tempo para as análises, séries como essa contribuem muito para a divulgação científica, principalmente entre os jovens.  

“Séries como o CSI, que tratam de investigação criminal, em especial no campo da ciência forense, destacam a importância de profissionais da área, como biólogos, químicos, físicos, entomologistas, legistas e entre outros profissionais”, aponta Nathalia. “Isso aproxima a população da ciência, apresentando ao público técnicas pertencentes às áreas das ciências biológica, química, genética, médica, dentre outras, em cada uma das análises realizadas durante os episódios.”

Inscrições

As inscrições para os quarenta e sete minicursos que compõem a  programação da 69a Reunião do SBPC podem ser feitas até o dia 3 de julho, de acordo com a disponibilidade de vagas. Dentre as opções que ainda possuem vagas disponíveis, está o curso ministrado por Valquíria e Nathália.

Evento

A SBPC foi criada em 1948 e, desde então, participa ativamente de debates sobre questões sobre os rumos das políticas de ciência e tecnologia, visando o melhoramento da educação no Brasil. Além da Reunião Anual, o SBPC promove publicações como o Jornal da Ciência, a revista Ciência e Cultura, o portal na internet e a edição de livros sobre temas diversos relacionados à ciência brasileira.

“Eventos como a 69ª Reunião Anual da SBPC são importantes para a divulgação científica por permitirem a popularização da ciência, pela participação de estudantes, professores do ensino fundamental e do médio, e a comunidade em geral”, afirma Valquiria. “Todos poderão, durante os dias do evento, ter acesso aos minicursos, oficinas e outras atividades relacionadas à ciência, o que pode ampliar seus conhecimentos e despertar, em especial, nos estudantes, o interesse pela ciência. Para os professores, espera-se que o evento possa oferecer novas idéias para o trabalho a ser realizado em sala de aula, conseqüentemente, tornando as aulas mais dinâmicas e curiosas para seus alunos.”

Para Adriana, é uma honra ser convidada para participar do evento e poder trocar e produzir conhecimento. “Será um grande oportunidade de divulgar as pesquisas desenvolvidas pelo por mim e pelo Grupo de Pesquisa Aprendizagem em Rede (Grupar), levando o nome da UFJF para este evento e socializando nossos estudos, investigações e proporcionando parcerias futuras.”

Outras informações:

Link para as inscrições