O laboratório

A equipe do laboratório de Antropologia Visual e Documentário já está entusiasmada para a produção da próxima MOCINA (Foto: Divulgação)

Estão disponíveis até o dia 21 de julho as inscrições para a  Mostra de Cinema e Audiovisual, Mocina. Ela foi criada para que os alunos de Cinema e Audiovisual do Instituto de Artes e Design (IAD) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) pudessem divulgar seus trabalhos. Nesta segunda edição, estudantes universitários de todas as instituições de Juiz de Fora podem enviar suas produções.

A Mocina exibe três categorias de conteúdo audiovisual: documentário, ficção e experimental. Guilherme Landim, um dos organizadores, conta que na edição do ano passado foram enviadas 38 filmes, exibidos em cinco sessões de uma hora de duração cada. Para esta edição, ele espera uma repercussão ainda maior. “Demos um prazo maior para o envio dos trabalhos e esperamos uma grande quantidade de produções inscritas.”

Para enviar  o filme, o proponente deve conferir o edital da mostra, além de assegurar que a obra tenha duração limite de até 20 minutos. O tema é livre. “É uma forma dos alunos mostrarem o que estão pensando, a relação que desenvolvem com a arte do cinema, e um diferencial da Mocina é que os criadores têm um momento próprio para debater entre si sobre suas obras”, afirma Landim.

O professor Carlos Reyna, coordenador da mostra, acredita que o trabalho universitário traz grande contribuição para o cenário cultural da cidade e região. “A produção audiovisual conta muito sobre quem a produz, o lugar e o momento em que foi produzida. Queremos saber o que o universitário juiz-forano tem a dizer sobre o mundo em que vive”, comenta.

Os curtas selecionados para exibição serão analisados por um júri e poderão ser premiados. O propósito dos organizadores é difundir, exibir, debater e fazer uma crítica coletiva de filmes realizados por estudantes, bem como promover uma integração entre eles. Landim afirma que “esta é uma oportunidade de interligação entre todos os que estão pensando cinema, se reunirem, apresentarem suas criações uns para os outros, de conhecerem mais sobre o que tem sido produzido na cidade”.

A lista dos filmes selecionados para exibição será divulgada no dia 4 de agosto, e a primeira sessão acontece no dia 14 do mesmo mês. O encerramento e premiação será no dia 18, e na mesma data serão entregues certificados de participação para todos os filmes exibidos e debatidos. A mostra é coordenada por Carlos Francisco Perez Reyna, professor do Departamento de Cinema e Audiovisual e do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, e pelo Laboratório de Antropologia Visual e Documentário (Lavidoc).

Outras informações: MOCINA – Mostra de Cinema e Audiovisual do IAD