(Foto: Géssica Leine)

Projeto diminui carga horária de matérias obrigatórias para aluno ter mais liberdade para se dedicar a outras áreas de interesse (Foto: Géssica Leine)

Visando a flexibilização da grade do curso de Arquitetura e Urbanismo, o corpo docente elaborou uma revisão de sua matriz curricular. O novo projeto objetiva diminuir a carga horária das matérias obrigatórias para que o aluno tenha mais liberdade para se dedicar a outras áreas de interesse.

Matérias de História, que antes eram separadas das de Teoria, agora são lecionadas em uma mesma disciplina. “Nas grades antigas, História da Arquitetura e do Urbanismo era uma disciplina e Teoria da Arquitetura e do Urbanismo era outra. Percebemos que não fazia sentido manter essas linhas de pensamento separadas, visto que, para se entender a história e problematizá-la, precisamos das contribuições de pensadores teóricos. Esta foi uma grande mudança”, explica Fabio Lima, coordenador do curso.

A revisão na matriz curricular da Arquitetura e Urbanismo possibilitou uma visão mais integrada e definida dos seus eixos de trabalho. Antes vinculado à Faculdade de Engenharia, o curso atualmente constitui uma unidade própria, com independência e autonomia de decisões. De acordo com Fabio, “isso possibilita uma visão individualizada e direcionada, que é pertinente na formação dos arquitetos e urbanistas”.

Esta mesma autonomia era o intuito do corpo docente para os alunos do curso: possibilitar que eles mesmos decidam o rumo que pretendem trilhar em sua formação. A revisão do projeto também ajuda a reforçar a identidade do curso em Juiz de Fora, que contará com profissionais competentes neste campo de saber para contribuir com melhorias nos ambientes da cidade.

Em adição às alterações, atividades de extensão, treinamento profissional, monitorias e iniciação científica poderão ser contabilizadas para o estágio obrigatório, como previsto na legislação do trabalho.

Outras informações:
(32) 2102-6307 (coordenação) – Arquitetura e Urbanismo