O Conselho Setorial de Pós-graduação e Pesquisa (CSPP) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) atualizou a Resolução dos Programas de Iniciação Científica da Instituição. As modificações implantadas foram discutidas no Fórum de Pesquisa e no CSPP.

“As resoluções estavam completamente desatualizadas; a última era de 1997”, comenta a Pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa da UFJF, Mônica Ribeiro de Oliveira, ao enumerar as inovações trazidas pelo novo dispositivo.

O Programa de Iniciação Científica aprovado pela nova resolução inclui duas modalidades: Bolsas de Iniciação Científica (BIC); e Voluntariado de Iniciação Científica (VIC), que substitui o antigo Programa Voluntário de Iniciação Científica (Provoque). “A resolução do Provoque sequer tinha validade”, acrescenta Mônica.

Outra modificação aprovada é a possibilidade da acumulação das modalidades BIC e VIC, com a participação em outro programa acadêmico da UFJF. O bolsista poderá acumular a bolsa de iniciação científica com outro vínculo de outra natureza. Porém, apenas um deles poderá ser remunerado, o que impede a combinação de dois vencimentos distintos.

Para agregar um segundo vínculo, será necessária autorização expressa do orientador, feita em formulário específico. Apenas as bolsas oferecidas pela própria Universidade poderão ser acumuladas, o que exclui aquelas oferecidas por meio de outras instituições de fomento à pesquisa, como as do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por exemplo.

“O grande ganho desse novo formato é que ele atende a uma demanda antiga dos estudantes, como também da Pró-reitoria de Extensão e da Pró-reitoria de Graduação, além de respeitar a autonomia do professor-orientador, ao permitir que ele suspenda a autorização, caso perceba que o aluno diminuiu o seu rendimento, tanto nas atividades da Iniciação Científica, quanto nas suas atividades acadêmicas, como um todo”, finaliza a pró-reitora.

Outras informações: (32) 3201-3773 – Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa