Debater e ampliar cada vez mais as ações de extensão para a comunidade externa. É com este objetivo que a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) reativa, a partir desta quarta-feira, 21, o Conselho de Extensão e Cultura (Conexc) , cuja finalidade é democratizar e dar mais transparência às decisões sobre as propostas de extensão da Universidade, propiciando espaço para que a comunidade acadêmica participe cada vez mais do debate acerca das atividades extensionistas desenvolvidas na UFJF. Os conselheiros tomarão posse neste dia, em cerimônia que será realizada às 19h, no anfiteatro das Pró-Reitorias, no campus.

Segundo a pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra, o Conselho estava inoperante há, pelo menos, dez anos. “Assim que assumimos, em abril de 2016, trabalhamos sobre uma proposta coletiva de regimento, consultamos a Procuradoria Federal junto à UFJF e levamos para o Conselho Superior. Com o regimento aprovado, foi criada uma Comissão Eleitoral, composta por professores e técnico-administrativos de diferentes institutos e faculdades dos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares.”

Essa comissão conduziu o processo eleitoral para a escolha dos representantes de Programas e Projetos de Extensão, bem como de membros da comunidade externa, beneficiários de Programas e/ou Projetos de Extensão. A pró-reitora ressalta que os resultados positivos não são só para a Universidade, mas também para outros setores da sociedade. “É um grande avanço na política de Extensão da UFJF, pois todas as propostas serão debatidas no Conselho de Extensão e Cultura, que é formado não só por docentes, técnicos e beneficiários de Programas e Projetos dos dois campi, como por representantes dos demais conselhos setoriais e  entidades de classe e estudantil da UFJF. Portanto, teremos um amplo e transparente debate democrático sobre a Extensão na UFJF.”

Ana Lívia enfatiza, ainda, que em está em processo a criação de um Setor de Monitoramento e Avaliação na Pró-reitoria de Extensão, “para que sejam acompanhadas as ações, as metodologias utilizadas e destacadas quais as necessidades das equipes para desenvolvimento cada vez melhor das ações propostas”.

A primeira reunião do Conselho de Extensão está agendada para esta quinta-feira, 22, às 9h, no Centro de Ciências e será presencial. As próximas reuniões serão realizadas mensalmente, via webconferência, possibilitando, assim, a participação dos membros dos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares.

Conheça os novos conselheiros

Outras informações: (32) 2102-3971 (Pró-Reitoria de Extensão -UFJF)