Numa época em que são travados inúmeros debates sobre os espaços públicos destinados à sociabilidade e o último cinema de rua de Juiz de Fora, o Cine Palace está em vias de ser fechado, parece oportuno refletir sobre a habitação de memórias e espaços comuns da cidade. E é nesse contexto que será lançado hoje o livro “Os Cinemas de Rua de Juiz de Fora: memórias do Cine São Luiz”.

O lançamento da obra, da professora da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Christina Ferraz Musse, de Gilberto Faúla Avelar Neto e de Rosali Maria Nunes Henriques, acontece nesta quarta-feira, dia 14, às 19h30, no Planet, na Rua Moraes e Castro 218, no bairro Alto dos Passos.

O livro é fruto de um minucioso trabalho de pesquisa interdisciplinar centrado nas manifestações da atividade cinematográfica existentes no interior do Brasil. A publicação foi financiada pela Lei Murilo Mendes.

O Cine São Luiz foi o cinema de rua em Juiz de Fora com maior tempo de existência, ao todo 52 anos de funcionamento. No livro são mencionadas as relações de sociabilidade e as subjetividades nos depoimentos.

Os autores promovem um mergulho na história da cidade em suas mais diversas manifestações culturais, políticas, sociais e afetivas. A Praça da Estação, onde o cinema estava localizado, é ponto importante por ser parte integrada de um todo que reflete as mudanças pelas quais o município passou nas décadas dos séculos XX e XXI.

E para isto, os autores estabeleceram um contato direto, in loco, com os arquivos públicos e privados e fontes variadas: plantas arquitetônicas, documentos públicos, jornais, fotografias, entrevistas, dentre outras.

O livro teve origem nas discussões do Grupo de Pesquisa Comunicação, Cidade e Memória, liderado por Christina Musse, e no projeto desenvolvido pelo mesmo intitulado “Cidade e memória: a construção da identidade urbana pela narrativa Audiovisual”, ligado ao Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFJF.

Outras informações: musse@terra.com.br