A Casa de Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebeu, nesta terça-feira, 6, uma formação sobre “Economia Solidária e Cooperativismo”. A iniciativa da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (Intecoop) da UFJF foi ministrada em um módulo do Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA) da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) e direcionada aos trabalhadores da empresa.

O PPA é desenvolvido em parceria com o Polo de Enriquecimento Cultural para a Terceira Idade da UFJF, por meio do projeto de extensão “Suporte a gestores e profissionais interessados em Programas de Preparação para a Aposentadoria (PPAs): contribuindo em projetos de vida para além da carreira laborativa”.

Segundo a pró-reitora de Extensão da Universidade, Ana Lívia Coimbra, o objetivo do projeto é preparar os trabalhadores em fase de aposentadoria para a nova realidade a ser enfrentada. “A temática da economia solidária, desenvolvida pela Intecoop, é, neste momento, o elo com outro projeto de extensão desenvolvido pela UFJF. Significa articulações entre ações de extensão que podem trazer, para os beneficiários dos projetos – no caso os trabalhadores da Cesama – uma análise crítica da realidade e a perspectiva de novas possibilidades de vivência na sociedade após a aposentadoria”, afirma.

A assistente social da Cesama, Patrícia Gropo, acrescenta: “O objetivo é ressignificar o processo de aposentadoria pela via do debate crítico sobre o lugar do trabalho na vida dos trabalhadores, problematizar o processo de envelhecimento e atrelar isso à discussão de temáticas pertinentes ao processo de aposentadoria, como, por exemplo, organização financeira, saúde, política de previdência, uso do tempo livre”.

A equipe da Intecoop foi convidada pela assistente social da Cesama para participar do módulo sobre empreendedorismo, oferecendo formação sobre “Economia Solidária e Cooperativismo”. O módulo derivou da necessidade de complementação de renda dos trabalhadores após a aposentadoria. Nos grupos de preparação que antecederam o atual, o módulo sobre o “empreendedorismo” consistia somente na apresentação do empreendedorismo individual.

“O convite à Intecoop veio como uma alternativa a esse modelo hegemônico, levando a discussão sobre uma outra forma de se organizar, de maneira coletiva e autogestionária”, aponta a assistente social.

Polo de Enriquecimento Cultural atua na capacitação da equipe

O Programa de Preparação para a Aposentadoria começou em 2015, a partir de uma necessidade identificada em função do perfil etário dos trabalhadores, que têm média de idade de 49 anos. Outro dado importante é que mais de 50% dos funcionários da Cesama têm mais de 50 anos.

Segundo Patrícia, a parceria com o Polo de Enriquecimento Cultural da UFJF veio da necessidade de capacitação para ministrar o módulo de envelhecimento. “A partir dessa capacitação, surgiu a ideia de elaborar um projeto de extensão da Universidade, pelo qual o Polo se colocaria como parceiro na capacitação da equipe, na assessoria à construção da metodologia e na realização dos grupos”, pondera.

A consultora técnica da Intecoop, Juliana Macário, ressalta a importância da interface entre os dois projetos de extensão. “É essencial para oferecer a esse público a capacidade crítica de pensar sobre sua situação laboral e encontrar formas de resistência que efetivamente possam se consubstanciar em melhoria em suas condições de vida. ao receber uma formação sobre cooperativismo e economia solidária, o trabalhador tem a oportunidade de refletir sobre formas de trabalho contra-hegemônicas e que possam vir a se tornar uma opção de controle do processo de trabalho sem hierarquização e subordinação, respeitando os tempos e necessidades de cada um.”

É o que pensa a Pró-reitoria de Extensão da UFJF: “A articulação entre as ações desenvolvidas nos referentes projetos é importantíssima para que haja potencialização do que já é realizado e construção de novas atividades em conjunto”, conclui Ana Lívia.

Outras informações: (32) 2102-3917 – Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da UFJF