Teve início nesta terça-feira, 6, no Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o Concurso de Montagem de Pontes de Papel dos alunos do Programa de Educação Tutorial do curso de Engenharia Civil (PET Civil) junto com jovens de 12 escolas da Zona Norte da cidade. A iniciativa, realizada em parceria com a ArcelorMittal e a Secretaria Municipal de Educação, reúne equipes compostas por seis integrantes cada, escolhidos em cada escola, sendo cada grupo representado por um líder.

(Foto: Gustavo Tempone)

Equipes de 12 escolas municipais da Zona Norte de Juiz de Fora iniciaram nesta terça a competição (Foto: Gustavo Tempone)

Pedro Henrik Mira Padovan, 14 anos, é o comandante da Escola Carlos Drummond de Andrade. O interesse pela área de Exatas e pelo curso de Engenharia foi um incentivo para a participação no concurso, onde pretende conhecer mais sobre o assunto para decidir que carreira seguir. Para ele, assumir a liderança é bem complicado. “É preciso ir nas reuniões e entender direitinho as informações para repassar para toda a equipe”.

A líder da Escola Jerônimo Vieira Tavares, Ana Helena Mateus, 14 anos, conta que essa é a primeira vez que o colégio realiza atividades fora da instituição e a primeira visita dela à UFJF. “Foi uma oportunidade muito legal, ainda mais para nós, que somos da zona rural; a gente nunca fez projeto fora e nunca vim na universidade. Achei muito interessante, não imaginava que era tão grande assim”, comentou.

Os alunos da escola estavam todos vestidos com uma camisa escrito #partiuensinomédio, revelando o incentivo dado aos alunos para que continuem os estudos. “A gente é uma turma pequena, tem cinco alunos na minha sala, então está todo mundo animado; os professores e a diretora estão dando muito apoio para a gente”, revela Ana Helena, que pretende cursar medicina.

Dentre as várias equipes participando do concurso, a da Escola Cecília Meireles chama atenção. É a única composta apenas por mulheres. Daiane dos Santos e Bruna Oliveira são as únicas do grupo que têm interesse em cursar engenharia, mas as outras meninas já têm certeza do caminho que vão seguir e sabem a importância de estudar todas as áreas.

Estreia na Universidade

(Foto: Gustavo Tempone)

Parte dos participantes da quarta edição do evento nunca tinham pisado na Universidade (Foto: Gustavo Tempone)

O tutor do PET Civil, Marconi Moraes, conta que essa é a quarta edição do evento, sendo que nos dois primeiros anos o concurso foi realizado com alunos do ensino médio e, desde o ano passado, é realizado com alunos do nono ano do ensino fundamental. “É um ponto muito importante que a gente vê, porque já desperta o interesse dos alunos, muitos deles nunca pisaram na universidade.”

Moraes ainda destaca que é possível reconhecer os resultados do projeto, como o exemplo do aluno Thiago Celeiro Nascimento. Cursando o terceiro período de  Engenharia Civil e membro do PET a um ano, ele ganhou o primeiro lugar do segundo Concurso de Pontes de Papel, em 2015, e afirma que esse foi um fator decisivo para o seu ingresso na faculdade. “Eu estava no terceiro ano do ensino médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifet), fazia edificações, e foi uma experiência incrível. A gente desenvolve muito trabalho em equipe, senso de liderança, e a capacidade de saber falar e ser ouvido. Foi um fator determinante para eu escolher Engenharia Civil e ver que era isso mesmo que eu queria”.

As escolas participantes do concurso são: Escola Álvaro Lins, Escola Antônio Carlos Fagundes, Escola Áurea Nardelli, Escola Carlos Augusto de Assis, Escola Carlos Drummond de Andrade, Escola Cecilia Meireles, Escola Engenheiro André Rebouças, Escola Gilberto de Alencar, Escola Henrique José de Souza, Escola Jerônimo Vieira Tavares, EScola Núbia Pereira Magalhães e Escola Padre Wilson.

As provas continuam nesta quarta, 7. E, para encerrar as atividades, no sábado, 10 de junho, vai ocorrer o evento de ruptura das pontes, na Praça Ceu do bairro Benfica.