mestrado ambiente construído

Leonardo Sanches defendeu a dissertação “Estudo de viabilidade do uso da parametrização e sistemas generativos como apoio à tomada de decisões em projetos de arquitetura: a aplicação dos parâmetros da legislação urbana da cidade de Juiz de Fora” no dia 11 de maio, na UFJF (foto: Iago de Medeiros/UFJF)

Em Juiz de Fora, os projetos arquitetônicos e urbanísticos precisam estar de acordo com a Lei Municipal Nº 6910 que regulamenta o uso e ocupação do solo. Para contribuir com o trabalho dos arquitetos, na adequação às leis, o acadêmico Leonardo Sanches desenvolveu uma pesquisa de mestrado que pode melhorar a eficiência e a eficácia dos projetos elaborados por estes profissionais.

A dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído (PPGAC), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). “O objetivo era trabalhar com automatização da legislação urbana e, assim, transformar as leis em algoritmos que podem facilitar o trabalho dos arquitetos e permitir a simulação do projeto de arquitetura ou projeto urbano.”

No estudo, o acadêmico utilizou dois programas de informação modelada, que são empregados na geração de projetos. “Nesses programas, adiciono os dados do terreno ou espaço urbano que quero estudar, coloco informações sobre a forma do terreno, a área e o desenho. Depois, escolho o modelo de ocupação que a legislação da cidade permite para aquele lugar e o próprio software gera o volume tridimensional que pode ser feito naquele espaço”, explica Sanches.

Desta forma, segundo o pesquisador, o programa poderia oferecer diversas opções de projetos. No entanto, o uso deste recurso não excluiria o trabalho dos arquitetos, tendo em vista que este profissional é essencial para a execução dos projetos, pois é ele quem que vai analisar o resultado obtido pelo programa e escolher qual a melhor opção para aquele espaço. “O estudo é uma forma de tentar trazer a inteligência artificial para a arquitetura e contribuir no trabalho do arquiteto.”

O professor orientador da dissertação, José Gustavo Francis Abdalla, defende que a pesquisa oferece uma importante contribuição para se pensar o espaço urbano e arquitetônico de Juiz de Fora. “Este trabalho pode permitir vários ensaios urbanísticos sobre diversos pontos da cidade. Na linha arquitetônica, vai gerar soluções mais adequadas para um terreno, dentro da lei, usando a legislação atual. Em situações mais complexas, ele auxilia os profissionais de arquitetura e urbanismo a encontrarem soluções não facilmente visualizadas, possibilitando uma melhoria de qualidade dos projetos.”

Um novo estudo surgiu a partir da pesquisa feita durante o mestrado. De acordo com o acadêmico, a intenção agora é criar mecanismos de inteligência artificial que possam contribuir com soluções mais diretas na elaboração dos projetos. “Estou começando a desenvolver essa parte, a ideia é disponibilizar esse software para os arquitetos em algum momento para que, posteriormente, ele seja testado e, assim, possamos fazer melhorias no programa.”

Contatos:
Leonardo Sanches (mestrando)
leosanxes@yahoo.com.br

José Gustavo Francis Abdalla (orientador – UFJF)
gustavo.francis@ufjf.edu.br

Banca examinadora:
Prof. Dr. José Gustavo Francis Abdalla (orientador – UFJF)
Prof. Dr. Klaus Chaves Alberto (coorientador – UFJF)
Prof. Dr. Marcos Martins Borges (UFJF)
Prof. Dr. Fernando Tadeu Araújo Lima (UFJF)
Profa. Dra. Regina Coeli Ruschel (Unicamp)

Outras informações: (32) 2102-6465 – Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído (PPGAC)