Um total de 193 vagas para Bacharelados Interdisciplinares (BIs) estão disponíveis na Universidade Federal de Juiz de Fora, para inscritos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do segundo semestre. Dessas vagas, 105 são para o Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design diurno e as outras 88, para o Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas noturno. A UFJF conta ainda com o Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Exatas, com abertura de vagas somente no Sisu do primeiro semestre.

O estudante pode ver nos BIs uma alternativa de vislumbrar diferentes áreas do conhecimento e ter mais tempo para compreender as especificidades de atuação de determinados cursos.

Neste tipo de graduação, o aluno é matriculado em um primeiro ciclo, que engloba disciplinas de diversas áreas e uma formação mais ampla. O estudante pode ainda montar sua própria grade curricular em um período que varia entre dois anos e meio e três anos. Após essa etapa, ele recebe o diploma de bacharel e ainda tem a opção de iniciar um segundo ciclo, em que terá de estar matriculado em matérias específicas para receber um segundo diploma, porém com formação mais direcionada.

A pró-reitora de Graduação, Maria Carmen Simões, vê nos BIs uma ocasião favorável para o estudante ter mais tempo de amadurecer suas ideias e decidir de maneira mais segura a sua vertente de preferência. “É um período de adaptação em que ele deixa de ser um estudante do ensino médio, passa a ser universitário e, dentro dessa realidade, vai poder conhecer melhor como é essa experiência e escolher o curso específico”, comenta.

Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas

Para o coordenador do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas, Luiz Flávio Neubert, a flexibilidade dada ao aluno é um dos elementos mais vantajosos em escolher esse tipo modalidade de estudo.

O BI em Ciências Humanas tem duração de dois anos e meio e oferece ao aluno uma formação geral em áreas como letras, história, sociologia, política, antropologia, psicologia, artes, geociências, filosofia, turismo e ciências da religião, sendo as últimas três e as ciências sociais, formações disponibilizadas como segundo ciclo, mas levemente introduzidas ainda no primeiro.

Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design

O Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design tem duração de três anos e oferece ao estudante uma formação geral em diferentes áreas do saber artístico. O BI também oferece depois como opções de especialização a formação em Cinema e Audiovisual; Design; Moda e Artes Visuais, tendo por último as opções de licenciatura ou bacharelado.