Estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) obtiveram, na tarde da última segunda-feira, 29, mais uma conquista. Durante reunião do Conselho Superior (Consu) da UFJF, foi aprovada resolução que promove alterações na política de assistência estudantil da Universidade. O parecer, que beneficia diretamente os alunos que comprovadamente se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica, foi apresentado pela diretora da Faculdade de Serviço Social, professora Cristina Simões Bezerra, e aprovado por unanimidade.

 Novidades

As modificações propiciam duas conquistas ao corpo estudantil. A primeira, permite que os alunos que habitem a Moradia Estudantil, depois de passarem por análise socioeconômica que os enquadrem em situação de vulnerabilidade, possam também concorrer à bolsa do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes).

“A bolsa Pnaes tem um valor de R$ 400 reais e o texto anterior afirmava que os alunos desta modalidade, assim como os que recebem a Bolsa Permanência, não podiam acumulá-las com o auxílio moradia”, explica o pró-reitor de Assistência Estudantil da UFJF, Marcos Souza Freitas.

Outra conquista beneficia os estudantes que não são de Juiz de Fora, estão em condição de vulnerabilidade socioeconômica e precisam de um lugar para morar na cidade. Os alunos com esse perfil também poderão concorrer aos próximos editais da Moradia Estudantil. Conforme o edital da Moradia – já retificado – poderiam concorrer às vagas nos alojamentos os estudantes que residem em Juiz de Fora, o que excluía alunos que moram em municípios periféricos à cidade, que agora também poderão concorrer às vagas nos prédios.

DCE ratifica importância das alterações promovidas pelo Consu

Para o Coordenador Geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Arthur Avelar, a modificação atende a uma demanda importante para o corpo estudantil da Universidade. “A avaliação que o DCE faz é positiva. A mudança amplia e, de fato, avança no sentido de permitir a permanência dos alunos na UFJF, entendendo que a Moradia Estudantil é uma pauta caríssima e totalmente relacionada ao assunto.”

O pró-reitor Marcos Freitas acrescenta que “as duas modificações, na verdade, corrigem uma possibilidade de injustiça. Por exemplo: um aluno que mora em Bicas, mas que está numa situação socioeconômica difícil, se não morasse em Juiz de Fora, não poderia concorrer a uma vaga na Moradia.”

O representante dos estudantes finaliza: ‘Política de assistência estudantil é algo muito importante para uma universidade que quer, de fato, democratizar, não apenas o acesso, mas a permanência dessas e desses alunos na instituição.”

Outras informações: (32) 2102-3777 – Pró-reitoria de Assistência Estudantil