Listamos aqui as principais dúvidas dos candidatos sobre a seleção de 1.330 vagas no Sisu do segundo semestre de 2017, com 33 opções de cursos na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), nos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares.

1 – O que é o Sistema de Seleção Unificada (Sisu)?

O Sisu é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Nesta edição do Sisu, podem concorrer quem fez o Enem 2016.

2 – Como funciona o Sisu?

O processo seletivo do Sisu possui uma única etapa de inscrição – que está restrita àqueles que não tenham tirado nota zero na redação. O prazo para se candidatar é de 29 de maio a 1º de junho, exclusivamente pela internet na página do Sisu. O candidato pode escolher dois cursos como primeira e segunda opções e precisa definir se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência ou às destinadas aos grupos de acesso (cotas). Durante o período de inscrição, é permitido alterar as opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada até as 23h59 do dia 1º de junho.

Ao fim da etapa de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem 2016 e eventuais ponderações. Serão considerados selecionados somente os candidatos classificados dentro do número de vagas ofertadas pelo Sisu em cada curso, por modalidade de concorrência. O resultado definitivo será divulgado na segunda-feira, 5 de junho.

Após a chamada única regular do processo seletivo, o Sisu disponibilizará às instituições participantes uma Lista de Espera a ser utilizada prioritariamente para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas. Para participar da Lista de Espera do Sisu, o candidato deve manifestar o interesse a partir do resultado final (5) até 19 de junho.

3 – Posso participar do Sisu 2017.2?

Sim, desde que tenha feito o Enem 2016 e que tenham obtido nota acima de zero na redação.

4 – O que é necessário para fazer a inscrição no Sisu 2017.2?

O candidato deve acessar o site do Sisu, clicar em “Fazer inscrição” e informar o número de inscrição e a senha, usados no Enem 2016. É preciso ficar atento aos documentos que a UFJF exige para a realização da matrícula, no caso de aprovação. Essas informações serão fornecidas pelo sistema no ato de inscrição.

5 – Como fico sabendo minha nota no Enem?

No momento em que o candidato insere no sistema o número de inscrição e a senha do Enem de 2016, o Sisu recupera, automaticamente, as suas notas obtidas no exame.

6 – Quais são as modalidades de concorrência do Sisu?

As vagas são divididas entre grupos voltados para as ações afirmativas (cotas) e ampla concorrência. Dentro das ações afirmativas, o candidato deve fazer a opção considerando os seguintes perfis:

L1: Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

L2: Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

L5: Candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

L6: Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

L9: Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

L10: Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

L13: Candidatos com deficiência que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

L14: Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

7 – Como escolher a UFJF no sistema?

O Sisu tem um campo para buscar vagas por município, instituição e curso. Ao se inscrever, o candidato deverá escolher a UFJF na guia referente às instituições de ensino. A partir disso, aparecerão os cursos e as vagas ofertadas.

8 – O que são esses cursos interdisciplinares?

Dentro da listagem de cursos oferecidos pela Universidade Federal de Juiz de Fora no Sisu, há a possibilidade de cursar um dos dois Bacharelados Interdisciplinares (BIs): Artes e Design e Ciências Humanas, disponibilizados no Sisu 2017 do segundo semestre. Os BIs constituem uma alternativa de renovação da arquitetura curricular das universidades brasileiras. O aluno passa por um primeiro ciclo, com duração de dois anos e meio a três anos, de formação abrangente e formado por disciplinas de diversas áreas, tendo a liberdade para montar a sua própria grade curricular. O objetivo é fornecer ao aluno uma base interdisciplinar e maturidade na escolha do curso profissional.

Ao final do primeiro ciclo, o estudante recebe o título de bacharel e pode encerrar a sua formação ou prosseguir para o segundo ciclo, conquistando, dentro de quatro ou cinco anos, um diploma profissionalizante da área escolhida.

9 – Quais cursos a UFJF oferece no Sisu 2017.2?

A UFJF oferece 1.330 vagas no Sisu do segundo semestre de 2017, com 33 opções de cursos, nos dois campi, Juiz de Fora e Governador Valadares. As vagas são ofertadas nas modalidades bacharelado e licenciatura, em período integral (matutino/vespertino) ou noturno.

10 – Sei que a UFJF tem o curso, mas ele não apareceu na lista. O que pode ter acontecido?

Alguns cursos são oferecidos apenas no primeiro semestre. Outra questão é que o curso pode aparecer como habilidade específica do segundo ciclo dos bacharelados interdisciplinares.

11  – O que a UFJF oferece a seus alunos?

Além de ter oito cursos como os melhores do Brasil, avaliados com cinco estrelas, a UFJF é atualmente a 19ª  melhor universidade do país e uma das três melhores do Estado de Minas Gerais, a UFJF oferece diversas oportunidades em diversos campos da graduação, como a Iniciação Científica, Projetos de extensão, Bolsas de Apoio Estudantil e Treinamento Profissional, Intercâmbio, Empresas Juniores, entre outras.

12 – Onde encontro a nota de corte nos anos anteriores?

O Portal da UFJF preparou uma tabela com o ponto de corte de todos os cursos da instituição, oferecidos pelo Sisu, nos últimos anos. Foi considerada a nota mínima somente da primeira chamada do processo seletivo. Os valores, em geral, variam de uma edição para a outra, de acordo com o desempenho e a modalidade de concorrência escolhidos. Mas, por meio da lista, o candidato pode identificar se o curso de seu interesse teve alta ou queda na pontuação mínima para aprovação e ainda saber se sua nota está dentro da média histórica das três edições. A lista, no entanto, não traz os pontos de cortes para os grupos de deficientes, por ser uma novidade nesta edição.

13 – Quais cursos da UFJF oferecem mais vagas?

Em Juiz de Fora, o Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas tem 105 vagas e o Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design, 88. Já Medicina oferece 64 vagas no campus sede. Em Governador Valadares, os cursos que possuem mais alto número de vagas são Medicina, Administração e Ciências Contábeis, todos eles com 37 vagas.

14 – Quantas chamadas são feitas no Sisu?
Apenas uma. Em anos anteriores, eram realizadas duas, mas desde o 2014, os candidatos não classificados passam automaticamente para a lista de espera, deixando o processo mais rápido e de responsabilidade das instituições de ensino. O resultado é publicado no site do Sisu.

15 – Há definição sobre as matrículas?

O resultado da chamada única será divulgado no dia 5 de junho. Os candidatos selecionados farão a matrícula em locais a serem divulgados posteriormente pela UFJF. As orientações saem no site da Cdara.

16 – Como funciona a Lista de Espera?

Os candidatos não selecionados em sua primeira opção na chamada regular podem manifestar interesse em participar da lista de espera. Aqueles que foram aprovados apenas na segunda opção também poderão entrar nessa lista.  O candidato deve manifestar o interesse a partir do resultado final (5) até 19 de junho.

17 – Após a divulgação da Lista de Espera, a UFJF fará novas convocações?

Sim, a UFJF faz editais de reclassificação e serão publicados posteriormente no portal e site da Cdara.

18 – Em caso de empate entre os candidatos, quais são os critérios de desempate?

Caso ocorra empate entre dois ou mais candidatos, os critérios de desempate são: maior nota obtida na redação; maior nota obtida na prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias; maior nota obtida na prova de Matemática e suas Tecnologias; maior nota obtida na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; maior nota obtida na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

19 – Já faço faculdade em instituição pública. É possível cursar junto com uma da UFJF?

Não. É proibido por lei ocupar duas vagas em instituições públicas.

20 – É possível estudar na UFJF e em uma instituição de ensino particular?

Sim. Não há restrição quanto a isso.

21 – A UFJF tem ponto de corte (nota mínima) para algum curso?

Não. A instituição não adotou nota mínima nesta edição.

22 – Qual a diferença entre bacharelado, licenciatura e área básica de ingresso (ABI)?

Bacharelado – curso superior generalista, de formação científica ou humanística, que confere ao diplomado competências em determinado campo do saber para o exercício de atividade profissional, acadêmica ou cultural, com o grau de bacharel.

Licenciatura – curso superior que confere ao diplomado competências para atuar como professor na educação básica, com o grau de licenciado.

Área Básica de Ingresso – Designa uma situação em que uma única “entrada” possibilita ao estudante, após a conclusão de um conjunto básico de disciplinas – denominado de “ciclo básico”,  a escolha de uma entre duas ou mais formações acadêmicas. É comum em cursos cuja entrada é única para licenciatura ou bacharelado (história, física, geografia, etc.); ou em cursos como os de letras, que disponham de várias formações acadêmicas vinculadas.

23 – Quando começam as aulas do segundo semestre de 2017?

As aulas do segundo semestre de 2017, iniciam-se em 1º de agosto para o campus de Juiz de Fora, conforme o calendário acadêmico. No campus de Governador Valadares iniciam-se em 4 de setembro. Já no curso de Odontologia de Governador Valadares, as aulas começarão em 16 de outubro.

24 – Eu entrei no primeiro semestre em um curso, posso tentar o Sisu para o segundo semestre em outro curso?

Sim. Desde que você faça sua inscrição novamente no Sisu, para entrada no segundo semestre.

25 – E se eu passar, como faço?

Você deve abrir mão do primeiro curso para se matricular, já que não é possível acumular duas matrículas em instituições públicas.

Tem mais perguntas? Mande para a gente no nesse perfil Estude na UFJF