O longa-metragem alemão Victoria, do diretor  Sebastian Schipper, será exibido nesta quinta-feira, dia 1º,  às 14h30, no Anfiteatro da Faculdade de Comunicação Social (Facom), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A organização é do grupo de Extensão Cineclube Lumière e Cia, projeto idealizado e coordenado pela professora da Facom,  Erika Savernini, desde 2013 que objetiva estimular a formação da cultura cinematográfica. A temática da mostra atual é “Passagens interartes entre o cinema e o teatro”.

O filme, que mistura suspense e drama, conta a história de Victoria (Laia Costa) e  Sonne (Frederick Lau). Ao se conhecerem em um clube, rapidamente há uma forte conexão entre eles. Mas o início do romance é interrompido quando um grupo de jovens, amigos de Sonne, é forçado a pagar uma antiga dívida.

“A  intenção é estimular o desenvolvimento da capacidade de entender, fazer leitura crítica, analisar e pensar de forma audiovisual, o que também leva ao melhor entendimento do mundo, seja para quem atua ou atuará na área de Comunicação e Cinema e afins, seja para quem vive em um mundo ‘ocularcêntrico’. Para tanto, a dinâmica das sessões é de exibição do filme, seguida de análise aprofundada, por parte da equipe do Cineclube, com duração entre 30 e 40 minutos, e debate com a plateia”, explica Erika.

A atividade é desenvolvida em parceria com o Programa de Educação Tutorial da Facom (PET-Facom) e o Polo de Enriquecimento Cultural para a Terceira Idade. “Desde o início, temos uma parceria com o PET-Facom, cujo tutor é o professor Francisco Pimenta. Em 2014, aprovamos um projeto de Treinamento Profissional (ProGrad) para produção de material audiovisual para divulgação das mostras. Em 2016, começamos uma parceria, ainda em fase de ajustes, com o Polo de Enriquecimento Cultural para a Terceira Idade, para a qual conseguimos aprovação de um projeto de Treinamento Profissional específico. Nossa equipe é composta também por bolsistas fornecidos pela Pró-Reitoria de Extensão”, acrescenta a professora.

Sessões semanais: cineclube como disciplina optativa

As sessões do Cineclube Lumière e Cia são semanais, sempre às quintas-feiras, às 14h30, no Anfiteatro da Faculdade de Comunicação da UFJF, e abertas ao público em geral.  

Erika Savernini ressalta que as mostras são semestrais, com temáticas e abordagens diferentes a cada vez, sempre destacando aspectos formais e discursivos do cinema.

“As mostras são montadas de forma que os filmes dialoguem entre si, apresentando ângulos diferentes e aprofundamento em torno da temática central. Dessa forma, a participação na mostra pode ser aproveitada como um minicurso sobre a temática em questão. Para estimular a participação dos estudantes da UFJF,  oferecemos o Cineclube como disciplina optativa.”

Depois de Victoria (2015), no dia 1°, o Cineclube Lumière e Cia apresentará os longas “Mephisto” e “A Pele de Vênus”, nos dias 8 e 22 de junho, respectivamente.

Outras informações: https://www.facebook.com/CineclubeLumiereCia/ , https://www.facebook.com/LumierePolo/ ou erika.savernini@ufjf.edu.br