O 2º Encontro de Práticas em Ciências e Matemática nos anos iniciais (Cimai) será realizado nos próximos dias 2 e 3, na Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento tem por por objetivo compartilhar processos de ensinar e aprender os conteúdos dessas áreas, desenvolvidos por professores dos primeiros anos em suas aulas.

O encontro oferecerá 14 oficinas com os mais variados temas. As vagas são limitadas e cada participante poderá se inscrever em apenas uma oficina por dia. Entre elas, destacam-se “História em quadrinhos em sala de aula: múltiplas possibilidades para refletir, escrever e aprender matemática”, ministrada por Maíra Matos de Oliveira; e “Por que o mar é salgado? Conversando sobre perguntas inusitadas feitas pelos alunos”, sob o comando de Marcela Arantes Meirelles e Cristhiane Carneiro Cunha Flôr.

Segundo os organizadores, o II Cimai pretende promover a troca de experiências de exploração, compreensão e problematização do mundo natural e social a partir dos conhecimentos escolares em ciências e matemática. O público-alvo é formado por professores que lecionam do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental, estudantes de Pedagogia e demais interessados pelo tema.

Professor e organizador do evento, Reginaldo Fernando Carneiro diz que a intenção última do encontro é “promover a troca de experiências entre profissionais dessas áreas sobre conhecimentos escolares e o compartilhamento de práticas de ensino e aprendizado nos anos iniciais”.

No primeiro dia de programação haverá visita ao Centro de Ciências da UFJF, com o professor Eloi Teixeira César. O tema da mesa de abertura é “O ensino de Ciências e Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental” e, no sábado, a mesa de encerramento discutirá “O Pacto Nacional pela Alfabetização na idade certa: política pública de formação de professores dos anos iniciais”. Nos dois dias haverá café com prosa, rodas de conversa e oficinas.

As atividades começarão às 14h no primeiro dia e às 8h no segundo, na Faced. A programação completa pode ser acessada no site do Cimai.

Outras informações: Cimai

encontrocimai@gmail.com