A competição de robôs é uma das atividades desenvolvidas por alunos de Engenharia Elétrica, com habilitação em Robótica (Foto: Caique Cahon)

> A competição de robôs é uma das atividades desenvolvidas por alunos de Engenharia Elétrica, com habilitação em Robótica (Foto: Caique Cahon)

O ensino médio chega ao fim e você se depara com inúmeras possibilidades de cursos e carreiras a seguir. Já se sentiu perdido e em dúvida sobre qual escolha é a melhor? Tem ideia em relação a uma grande área de atuação, mas não sabe bem ao certo qual das suas especificidades combina mais com seus anseios e habilidades? Foi pensando em auxiliar a escolha correta da carreira do ensino superior que a Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) desenvolve o projeto Engenharia de portas abertas.

O evento possibilita que alunos do ensino médio e comunidade em geral conheçam os diversos cursos oferecidos pela Faculdade de Engenharia da UFJF e outras modalidades de engenharia, além de proporcionar discussão sobre as possibilidades de atuação profissional do engenheiro. O encontro acontece no dia 3 de junho, das 9h às 13h, no Anfiteatro 2 do Prédio Itamar Franco da Faculdade de Engenharia, campus da UFJF.

Atividades como o planejamento, a estruturação, a divulgação, apresentação e visitas serão desenvolvidas e oferecidas por integrantes dos Programas de Educação Tutorial (PETs) e pelos Grupos de Educação Tutorial (GETs). Na programação estão vídeos explicativos; palestras sobre os cursos de engenharia ofertados; apresentações de demais segmentos convidados, como o Diretório Acadêmico, empresas juniores e equipes de competição. Os visitantes terão ainda a oportunidade de participar de debates com alunos e professores da Faculdade de Engenharia. Roteiros de visitas aos laboratórios e projetos da Faculdade também estão agendados.

Estudante do sétimo período de Engenharia Elétrica com ênfase em Sistemas Eletrônicos e integrante do PET da Engenharia Elétrica, Nicolas Parma Rios, destaca como a participação ativa no desenvolvimento do projeto contribui para sua formação. “Participar e organizar um evento com tal importância social é muito proveitoso, porque trabalhamos com pessoas de diversas áreas e com uma comunidade fora da Universidade. Isso contribui muito para a formação de um engenheiro. Diferentemente das capacitações técnicas, este projeto proporciona o desenvolvimento da capacidade de comunicação, de escrita, de improviso, trabalha a criatividade e traz uma experiência em gerenciar projetos maiores.”

A ideia do evento nasceu a partir da observação de uma defasagem geral na divulgação de informações sobre as carreiras e recursos acadêmicos disponíveis. O projeto entende que uma escolha inadequada pode ser uma das causas de evasão e retenção nos primeiros semestres do curso, o que levaria à frustração do ingressante.

Há 30 anos trabalhando na docência, um dos coordenadores do evento, professor e tutor do PET da Engenharia Elétrica, Danilo Pereira Pinto, afirma ter presenciado histórias de escolhas erradas. “Já convivi com muitos aluno que chegam ao final do curso e percebem que não fizeram a escolha adequada ou que deveriam ter ido para outras carreiras, não só dentre as engenharias, mas para outra área completamente diferente mesmo. Fazer uma opção errônea é frustrante para o aluno, quando ele faz a escolha, é muito imaturo.”

O professor aponta as consequências de escolher um curso com o qual não se tem afinidade. “Estamos perdendo grandes mentes e profissionais por não terem conhecimento da área e fazerem uma escolha errada. Fazemos bem o que gostamos, se o aluno percebe que não é aquilo que ele quer, ele perde a motivação para estudar e para desenvolver habilidades e, como o rendimento cai, pode haver dificuldade nas disciplinas.”

Habilitações em Engenharia na UFJF

Os cursos ofertados pela Faculdade de Engenharia incluem Engenharia de Produção, Ambiental e Sanitária, Civil, Computacional, Mecânica e Elétrica. O curso de Engenharia Elétrica é distribuído em cinco habilitações: Energia; Robótica e Automação Industrial; Sistemas de Potência; Sistemas Eletrônicos e Telecomunicações. O estudante interessado nessa área, além da opção pela Engenharia Elétrica, deve selecionar uma das cinco habilitações já no momento de inscrição no curso.

Outras informações: (32) 2102-3400 (Faculdade de Engenharia da UFJF)