Programação especial fechou as comemorações da Semana do Brincar, promovida pela Aliança pela Infância (Foto: Victor Marcelino)

A Praça Cívica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) ficou repleta de crianças e suas famílias em mais uma edição do Domingo no Campus. O evento, que traz diversões para todas as idades, contou com música, contação de histórias, festival de pipocas (oferecido em parceria com a UpTake Idiomas) e diversas brincadeiras.

Uma das novidades desta edição foi a comemoração da Semana do Brincar. Durante toda a semana, o projeto internacional Aliança pela Infância, cuja proposta é incentivar uma infância digna e saudável, organizou eventos na UFJF com esta temática e, neste domingo, promoveu uma programação especial. Para fechar as comemorações, várias atividades — como ciranda, roda de dança e leitura — foram realizadas no Jardim Sensorial. Com diversas opções de entretenimento, as centenas de crianças se dividiram entre os espaços, aproveitando ao máximo o espaço de lazer oferecido pela Universidade.

“Neste domingo é celebrado o Dia Mundial do Brincar. Então, pensamos em articular as atividades em locais que tenham natureza, porque queremos devolvê-las às crianças. A UFJF já é um espaço de aglomeração de crianças e famílias. A ideia é qualificar ainda mais como um local de brincadeiras”, afirmou a coordenadora do núcleo juiz-forano da Aliança pela Infância, Gisella Marques.

Uma das atrações foi a batalha de rimas do coletivo Hiphopologia (Foto: Victor Marcelino)

Atrações e interação com a comunidade

As atividades começaram às 9h da manhã, comandada pela música do DJ Pedro Paiva, do coletivo “Vinil é Arte”. Ao mesmo tempo, diversas opções de entretenimento aconteciam na Praça Cívica, como futebol, vôlei, peteca, futebol de prego e de botão e demais atividades manuais. “O evento é muito bom. Com estas brincadeiras, as crianças não caem na rotina de computador, celular e internet. Aqui, eles voltam àquela essência de antigamente, de brincar de bambolê, vôlei e pular corda”, contou a moradora do bairro Vila Ideal, Ângela Cristina da Silva.

Além de levar diversão para crianças e familiares, o Domingo no Campus reforça um dos lemas da UFJF: ser um espaço aberto para a comunidade. “É uma interação com o bairro. É um ambiente nosso, que podemos usar, não apenas os alunos”, disse a moradora do bairro São Pedro, Jéssica Bocardi, que é mãe do pequeno Danilo, de 2 anos.

A edição deste final de semana ainda contou com a Música Popular Nutritiva (MPN), de Tânia Bicalho; contação de histórias das professoras Nilcéia Braga e Paula Grazinolli; batalha de rimas do coletivo Hiphopologia; oficina de bordado, que atraiu diversos pais; e o projeto Pró-Saúde, que ensinou as crianças a escovarem os dentes de forma correta, usando jogos de tabuleiro.

Projeto “Pró-Saúde: educação em saúde bucal” é desenvolvido na faculdade de Odontologia da UFJF (Foto: Victor Marcelino)

“A cidade oferece poucos lugares abertos para irmos. A maioria das vezes, temos que ir a shopping. Espaços como a UFJF são muito mais interessantes. Já é a terceira vez que venho e trago minha filha, Joana, e minha esposa, Lívia”, afirmou o morador do bairro Bairu, Wenderson Cabral.

Quem marcou presença no Domingo no Campus foi a vice-reitora da UFJF, Girlene Silva, acompanhada do filho Francisco, de 4 anos. “É um momento de interação entre as crianças. Fiquei emocionada quando fui ao stand do Pró-Saúde e vi a maneira carinhosa que os estudantes tratavam os mais jovens. Sou apaixonada pelo projeto, que permite trocar um pouco da nossa cultura.”

As fotos e vídeos podem ser acessadas na página oficial do evento no Facebook. O Domingo no Campus é um projeto de extensão da UFJF, com recursos de emenda parlamentar da deputada federal e ex-reitora, Margarida Salomão.