Mudança. A palavra desperta um misto de sensações. É normal sentir ansiedade, medo, animação, ou às vezes tudo isso junto. E não é só a parte burocrática do processo que assusta os novos estudantes. Deixar um endereço para trás e virar uma página da história para recomeçá-la em outro lugar sempre exige muito do emocional. E como Juiz de Fora é uma cidade conhecida por abrigar tantas pessoas de fora, principalmente por causa da UFJF, na coluna #ufjfoportunidades de hoje daremos dicas práticas para quem está chegando na cidade – dicas que às vezes, até para quem já mora aqui há algum tempo, podem ser úteis. Compartilhe com os amigos também!

1 –  Desconto na passagem 

O Rio de Janeiro é a capital mais próxima de Juiz de Fora, e muitos dos que estudam aqui, na UFJF, são do estado do Rio. Para quem quer viajar pagando menos, a empresa Útil, responsável pela linha de ônibus entre Juiz de Fora e Rio de Janeiro, está oferecendo passagens com até 50% de desconto para alunos da UFJF. Os interessados podem adquirir a passagem no Xerox da Faculdade de Serviço Social. A compra, no entanto, precisa ser efetuada com até 48 horas de antecedência.

 - Find & Share on GIPHY

2 – Grupo de carona

Outra opção são os grupos de carona no Facebook. Algumas pessoas, geralmente aos fins de semana, oferecem carona para cidades próximas de Juiz de Fora. Outra opção são os grupos de Whatsapp para transporte do Centro para a UFJF. A pessoa combina um horário e local, e quem tem carro passa, pega a pessoa e traz para a Universidade. Uma opção prática e rápida e que ajuda muito o próximo.

3 – Serviços de casa

Só quando a gente sai da casa dos pais, percebe de forma abrangente todos os problemas que podem surgir no dia-a-dia: uma pia que entope, uma parede que estufa, eletrodomésticos que queimam. Antes de pedir socorro aos pais, nós sugerimos usar o aplicativo GetNinjas. Você entra, registra seu problema e em até 24 horas eles prometem cinco opções de orçamentos de pessoas próximas, que exercem a função que você precisa. É bem prático e o aplicativo oferece serviços das mais diversas áreas. O app está disponível para Android e iOS.

4 – Grupo para encontrar república

A UFJF oferece Moradia Estudantil, mas nem todos se enquadram no perfil e as vagas são limitadas. Aí resta sair em busca de um lugar para morar: uma das tarefas mais difíceis quando você está se mudando para outra cidade. Uma dica é: procure previamente para não se arrepender depois. Você pode pesquisar em sites e até mesmo em grupos do Facebook. Mas antes de fechar, tenha em mente algumas coisas: não adianta o imóvel ser incrível por dentro e mega confortável, se a localização dele não te favorecer. Procure lugares perto de pontos de ônibus que sobem para a UFJF, supermercados e que, de preferência, facilite seu acesso até lugares que você precisa ir todos os dias. Organizar-se com amigos da turma, do curso ou de sua cidade de origem também costuma ser mais fácil.

 - Find & Share on GIPHY

5 – Facilidades da UFJF

Se você é aluno da UFJF, poderá usufruir de uma série de benefícios que fazem muita diferença, principalmente para quem é de fora. Nosso RU (Restaurante Universitário) funciona de domingo a domingo, e oferece almoço, janta e café da manhã, a preços muito atrativos. Fora isso, quem é de fora, e se enquadra nos padrões estipulados pelos editais socioeconômicos, pode se inscrever para ocupar uma das Moradias oferecidas pela UFJF gratuitamente, ou receber um valor para ajuda no aluguel. Confira informações na nossa Pró-reitoria de Assistência Estudantil.

6 – Aplicativo com horário de ônibus

Tem coisa mais chata do que ficar horas esperando por um ônibus? Uma coisa que pode amenizar isso é o aplicativo CittaMobi. Usando o aplicativo é mais fácil se programar, seja para ir para a UFJF, para o estágio ou para o cinema. Uma das facilidades do app é que você pode consultar a Previsão de Chegada de seu ônibus. Além disso, ele mostra os pontos mais próximos, quais ônibus são adaptados para cadeirantes, entre outras funcionalidades. Disponível para Android e iOS

7 – Organize seu dinheiro

Uma das certezas que se tem quando vai morar sozinho é de que, quando você menos esperar, vai ficar apertado e precisará gastar mais do que o previsto. Por isso, vai aí um conselho: economize sempre que puder. E para organizar melhor ainda seu dinheiro, há um aplicativo chamado GuiaBolso – você coloca suas informações ali, do quanto ganha por mês, e ele vai te ajudando a organizar tudo, com base nas suas despesas mensais. Além disso, o aplicativo também atualiza cada transação que você faz com seu cartão automaticamente, o que ajuda ainda mais quem não é disciplinado com dinheiro ou até mesmo esquecido.

8 – Cozinhe em casa

Nem todo mundo nasceu com o talento de um Master Chef, mas podemos ao menos tentar, certo? Para auxiliar, há o aplicativo CyberCook – nele, você encontra mais de cem mil pratos para preparar em casa entre sobremesas, carnes, massas, saladas, sopas, lanches, tortas, bebidas e mais. O site é bem organizado e separa sua receita por diversos tipos de categorias, como estilos de vida, por país, entre outros. Disponível para Android e iOS.

 - Find & Share on GIPHY

9 – Listinha para o Mercado

Sabe aquele fenômeno incrível que acontece na casa dos nossos pais e, quando a gente sente fome, só precisa caminhar até a geladeira e pegar algo para comer? Então, essa mágica acabou. Morando sozinho, você precisa fazer suas próprias compras! Mas aí existe um aplicativo que facilita um pouco essa função: o Boa Lista. Nele, você pode criar listas com os produtos que precisa comprar e mais: ele faz um comparativo com os preços de um mercado para o outro, pra te ajudar no item 7 da nossa listinha. Disponível para Android e iOS.

10 – Não se sinta sozinho

Um dos sentimentos que vem com a saída de casa é a solidão. Mas você não está sozinho. Você nem precisa se sentir assim. Pensando em você e em tantas outras pessoas, a UFJF criou o grupo Fora de Casa e alguns outros canais de atendimento para que possamos te ajudar a passar por essa situação. Às vezes a gente demora realmente para se adaptar à alguma mudança… É normal. O importante é você saber que estamos aqui por você!

 - Find & Share on GIPHY