(Foto: Jade Uchoas)

Sistema abre inscrições nesta segunda-feira, 29 (Foto: Jade Uchoas)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) oferecerá 1.330 vagas em 42 cursos na segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). São 1.050 oportunidades em 33 cursos para o campi de Juiz de Fora e 280 em nove opções de graduação em Governador Valadares. O quadro de vagas pode ser visto no site do Sisu.

As inscrições no sistema começam na próxima segunda-feira, 29, e devem ser feitas exclusivamente pela internet. O candidato precisará do número de inscrição e senha cadastrados na edição 2016 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não pode ter zerado na prova de redação. Aqueles que não conseguiram uma vaga na primeira edição do Sisu, podem tentar de novo, utilizando a mesma nota.

É possível concorrer em até duas opções de cursos, que devem ser escolhidos no ato da inscrição. Ao candidato será dado o direito de alterá-las até o encerramento das inscrições, que será em 1º de junho.

A seleção será realizada em uma única chamada e o resultado está previsto para ser divulgado em 5 de junho. Também nesta data será aberta, aos interessados, a lista de espera, para as vagas não preenchidas pelas instituições. A inscrição na lista fica disponível até 19 de junho.

Política de cotas

Nesta edição, as vagas da UFJF aparecerão divididas em nove grupos de acesso. Cinco deles já eram conhecidos do público, um destinado à ampla concorrência (com 50% das vagas) e os outros quatro à política de cotas do Governo Federal (com os outros 50%). Dentro das vagas para as cotas, novos quatro grupos foram criados para pessoas com deficiência. A mudança foi feita em dezembro de 2016 também pelo Governo e será aplicada em todas as instituições federais de ensino superior a partir deste ano.

Para discutir a mudança no âmbito da Universidade, a Pró-Reitoria de Graduação e a Diretoria de Ações Afirmativas (Diaaf) promoverão a mesa-redonda “Desafios do acesso e permanência dos estudantes com deficiência no ensino superior”, no dia 8 de junho, às 14h, no Centro de Ciências do campi Juiz de Fora.

De acordo com o pró-reitor adjunto de Graduação, Cassiano Amorim, é preciso que o candidato observe com muita atenção a descrição do grupo escolhido. Caso aprovado, o estudante deverá apresentar na matrícula a documentação correspondente e, na falta dela, poderá perder a vaga. Veja abaixo a descrição de cada grupo:

A0: Ampla concorrência

L1: Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas

L2: Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

L5: Candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

L6: Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

L9: Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas

L10: Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

L13: Candidatos com deficiência que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

L14: Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Sisu

A edição anterior do Sisu foi realizada em janeiro de 2017, quando o Ministério da Educação distribuiu pelo sistema 238.397 vagas em 131 instituições, entre universidades federais, institutos federais e instituições estaduais.

O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação, por meio do qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a estudantes com base nas notas obtidas no Enem. O processo ocorre duas vezes por ano e é responsável pelo preenchimento de 70% das vagas disponibilizadas pela UFJF, os outros 30% são destinados ao Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism), que acontece no final do ano..

Outras informações: acesse a página do Sisu.