mestrado ambiente construído

Lívia Tavares Cosentino mostrou que “a sustentabilidade global só será atingida quando incluir as esferas social, econômica e ambiental” (foto: Fayne Ferrari/UFJF)

Propor diretrizes sustentáveis para construções civis, baseando-se no selos de certificação ambiental mais usados no Brasil (LED, AQUA e Casa Azul). Essa foi uma das propostas da dissertação defendida pela mestranda Lívia Tavares Cosentino, na última terça-feira, 23, no Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído, da Universidade Federal de Juiz de Fora.           

A pesquisadora conta que utilizou uma base teórica aprofundada sobre sustentabilidade: “foi feito um panorama geral, cronológico da sustentabilidade. Mostramos o que ela significa e quais os principais fatos ocorridos no século XXI. Então, nos baseamos no sistema de suporte ‘a vida na terra’, que é um conceito surgido há pouco tempo. Em cima disso, partimos para a construção sustentável, avaliando essas construções e fazendo uma análise das categorias e dos critérios de construção sustentável para formular diretrizes projetuais.”           

Para o desenvolvimento da pesquisa, a mestranda fez um estudo do mercado, aplicando um questionário para alguns profissionais da construção civil em Juiz de Fora. “Buscamos determinar o quanto a construção civil de Juiz de Fora é sustentável ou não, e chegou-se ao resultado de 47,11% de sustentabilidade entre os respondentes. É importante destacar que poucos profissionais responderam à pesquisa.”

           Lívia Tavares revela que o interesse pelo tema é uma identificação pessoal adquirida de pesquisas anteriores. “Sustentabilidade é algo tão urgente, tão necessário no planeta e é algo que a gente tá vivendo hoje, que se vê consequências, desastres ambientais e a importância dada a isso é pequena, então existe aí uma tentativa de chamar a atenção.”           

De acordo com a acadêmica, a importância da dissertação para a sociedade está no fato de o estudo provocar a reflexão sobre as oportunidades de propormos uma construção civil mais sustentável. “A incorporação dessas diretrizes na construção civil é importante para que tenhamos uma construção mais limpa, mais sustentável, aprimorando o processo para o futuro.”           

O professor orientador, Marcos Martins Borges, destaca a relevância do trabalho. “A construção civil é um setor que tem grandes impactos ambientais, isso já é uma coisa bastante conhecida e ainda tem um processo bastante arcaico. Então, ela precisa se modernizar, precisa atender normas que aparecem agora, normas de desempenho da edificação e precisa ser sustentável. Por isso, é necessário gerar menos impacto e construir um ambiente mais sustentável. O que a Lívia fez foi um trabalho bem minucioso de identificar em que pontos e em que fase do ciclo de vida de uma edificação a sustentabilidade pode ser incorporada para ter um ambiente construído agradável.”

Contatos:
Livia Tavares Cosentino (mestranda)
ltcosentino@hotmail.com   

Marcos Martins Borges (orientador – UFJF)
marcos.borges@engenharia.ufjf.br

Banca Examinadora:
Prof. Dr. Marcos Martins Borges (UFJF)
Prof. Dr. Otávio Eurico de Aquino Branco (UFJF)
Profª. Drª. Maria Aparecida Steinherz Hippert (UFJF)
Prof. Dr. Celso Bandeira de Melo Ribeiro (UFJF)
Prof. Dr. Paulo Roberto Pereira Andery (USP)

Outras Informações: (32) 2102 – 6465 – Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído