A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em parceria com a Diretoria de Ações Afirmativas (Diaaf), convida para a mesa-redonda “Desafios do acesso e permanência dos estudantes com deficiência no ensino superior”, no dia 8 de junho, às 14h, no Centro de Ciências, Campus de Juiz de Fora.

O objetivo é abrir os debates sobre a aplicação da Lei 13.409, de 28 de dezembro de 2016, que dispõe sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência nos cursos técnico de nível médio e superior das instituições federais de ensino.  A referida lei foi regulamentada pela Portaria Normativa n° 09,  do Ministério da Educação, do dia 5 de maio.

“Toda a comunidade está convidada a participar da mesa-redonda. A lei 13.409 traz desafios tanto no aspecto da infraestrutura quanto no que diz respeito aos procedimentos pedagógicos. Vale ressaltar que a abertura do espaço acadêmico às pessoas com deficiência vem no movimento de democratização do acesso à universidade, dando oportunidade a grupos que antes não conseguiam chegar ao ensino superior ”, ressalta o pró-reitor adjunto de Graduação, Cassiano Caon Amorim.

A mesa-redonda será composta pelas professoras Luciana Pacheco Marques, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFJF, e Maria Elisa Caputo Ferreira, dos programas de Pós-Graduação em Psicologia e Educação Física da UFJF, além do diretor de Ações Afirmativas da Universidade, Julvan Moreira de Oliveira.

Outras informações: (32) 2102-3975 e secretaria.prograd@ufjf.edu.br