O cantor Alef Silva e seu disco, feito através de projeto de extensão da UFJF (Foto: Victor Marcelino)

O cantor Alef Silva e seu disco, feito através de projeto de extensão da UFJF (Foto: Victor Marcelino)

O anfiteatro da Faculdade de Comunicação Social da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebeu, na noite desta sexta-feira, 26, o lançamento do CD do cantor Alef Silva. O evento contou com a participação da Deputada Federal e ex-reitora da UFJF, Margarida Salomão, além de amigos e familiares do artista, morador do Bairro Dom Bosco.

O disco conta com cinco músicas gravadas por Alef. No repertório, canções de Alessandro Scarlatti, Franz Schubert, César Franck e a brasileira Chiquinha Gonzaga. “Sempre vinha me perguntando se a música está na minha vida. Quando tinha sete anos, participei do primeiro concurso. Logo depois, abracei a música para mim. É um projeto muito grande, e suamos muito para estar lançando hoje”, conta artista.

A emoção não ficou apenas por conta do cantor. Familiares e amigos também se emocionaram, principalmente na hora que foi mostrado uma das primeiras apresentações de Alef, no 2º Canta Criança, organizado pela UFJF no Cine-Theatro Central, em 2003. Na época, o artista tinha 13 anos. A avó do cantor, Maria Aparecida Fermino, afirma: “Fico muito orgulhosa e muito feliz. É a primeira vez que vejo ele no palco. Em casa tenho um teclado e, quando ele vai lá, fica tocando e me ensina a aprender o instrumento.”

Planos para o futuro

O objetivo do cantor é cursar Música na UFJF e levar o trabalho para o bairro Dom Bosco. “Pretendo entrar na faculdade, aprender mais músicas e mais técnicas. A música clássica não é muito popular no meu bairro, mas quero criar um projeto e levar o estilo para a comunidade, com a intenção de ajudar os jovens para aprender mais sobre a música clássica e a brasileira, que precisa ser valorizada.”

Sua história com a UFJF, no entanto, já começou — o CD foi lançado através de um projeto de extensão universitário, que tem como principal característica o compromisso social com a comunidade juiz-forana. “Este é o papel da Universidade. É bom que neste reitorado do Professor Marcus David a gente esteja resgatando estas atividades. Por muitos anos a comunidade foi afastada deste espaço. Que o Alef sirva de exemplo”, disse o diretor da Imagem Institucional da UFJF e coordenador do projeto, Márcio Guerra.

O produtor Vinícius Faza; a deputada federal Margarida Salomão; o cantor Alef Silva; o preparador vocal Elmir Santos; e a pianista Letícia Villela (Foto: Victor Marcelino)

O produtor Vinícius Faza; a deputada federal Margarida Salomão; o cantor Alef Silva; o preparador vocal Elmir Santos; e a pianista Letícia Villela (Foto: Victor Marcelino)

Para a deputada federal e ex-reitora Margarida Salomão, a sinergia entre comunidade e Universidade é a chave para o sucesso de projetos como o de Alef. “O importante é permitir que a Universidade cumpra uma das suas dimensões mais importantes, que é a extensão. Através disso, a instituição aprende, relacionando com estas populações que historicamente estão afastadas da Universidade. Para eles, ela chega com seu poder transformador.”

O disco foi produzido por profissionais formados na Faculdade de Música da UFJF: o produtor e pós-produtor Vinícius Faza; o preparador vocal Elmir Santos; e a pianista Letícia Villela. A produção do CD foi possível através dos recursos de emenda parlamentar da deputada federal Margarida Salomão.