Em palestra no dia 1º de junho, Quirino Cordeiro discute lacunas e transformações no setor (Foto: Projeto Trecho 2.8)

Em palestra no dia 1º de junho, Quirino Cordeiro discute lacunas e transformações no setor (Foto: Projeto Trecho 2.8)

Um panorama das transformações na assistência à saúde mental do país e os desafios futuros para a área serão discutidos pelo coordenador-geral de Saúde Mental do Ministério da Saúde, Quirino Cordeiro, em palestra na próxima quinta-feira, 1º, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Com o tema “Política de saúde mental no Brasil: como foi, onde estamos e para onde desejamos ir?”, a palestra ocorre no Anfiteatro B do Centro de Ciências (prédio do planetário, ao lado da Reitoria), às 14h. A entrada é franca e aberta a toda a comunidade.

O evento é promovido pelo Serviço de Psiquiatria e Psicologia Médica do Hospital Universitário (HU-UFJF) e segundo o organizador, professor Alexander Moreira-Almeida, houve  avanços na assistência em saúde mental, mas ainda há vários pontos a serem melhorados. “Há várias décadas, iniciou-se um processo de modificação, com ênfase no atendimento extra-hospitalar, interdisciplinar e de valorização da autonomia dos pacientes. Ao mesmo tempo em que se permitiu uma série de avanços, há várias lacunas a serem preenchidas”, afirma o professor.

Ainda de acordo com o pesquisador, existe um déficit no auxílio em alguns campos da área de saúde mental e na qualidade do serviço. “Nós temos uma grande lacuna no Brasil, em oferecer tratamentos públicos de qualidade e baseados em evidências científicas. Por exemplo,  o próprio desafio dos tratamentos dos transtornos ligados ao uso de álcool e outras drogas, o atendimento à criança e ao adolescente em relação aos vários problemas que temos hoje – autismo, depressão, hiperatividade”. Ele também destaca lacunas nos tratamentos de internação psiquiátrica (quando necessários), em estado de crise do paciente.

Visão humana e científica

O médico Quirino Cordeiro assumiu o posto de coordenador-geral de Saúde Mental do Ministério da Saúde em fevereiro deste ano. O profissional é doutor em Psiquiatria pela Universidade de São Paulo (USP), com período sanduíche no King’s College London, na Inglaterra. Cordeiro é também professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) e da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

“Ele é um professor universitário com experiência internacional, grande experiência clínica e administrativa, uma visão muito humana e ao mesmo tempo científica. A grande vantagem da presença dele é nos atualizar sobre o tema e trazer uma discussão de alto nível sobre a política de Saúde Mental, baseada em dados objetivos”, relata o professor Alexander Moreira-Almeida.

Outras informações: (32) 2102-3841 / (32) 2102-3845 – Faculdade de Medicina