O Hospital Universitário da UFJF participa do 2º Mutirão Nacional da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que ocorre na próxima quarta-feira, 31. Serão realizadas 120 consultas nas áreas de endocrinologia, odontologia em saúde e nutrição clínica, além do teste do suor, exame que pode diagnosticar a fibrose cística.

A ação é destinada a usuários do hospital cadastrados e agendados, que já estavam na fila de consultas e procedimentos, mas agora terão a oportunidade de serem atendidos mais rapidamente. No dia 31, não haverá vagas para novos interessados que procurarem o hospital para o mutirão.

Ao todo, 92 integrantes do quadro do hospital estão diretamente envolvidos com as atividades, das 8h às 18h, na unidade Dom Bosco. Também serão promovidas por residentes de diversas áreas da saúde atividades educacionais, para os demais pacientes que estejam em atendimento no dia do mutirão. Entre as ações estão: abordagem de prevenção ao câncer bucal e conscientização para combate ao fumo, distribuição de folders de orientação do uso racional de medicamentos ao paciente diabético e de esclarecimento sobre a fibrose cística.

O 2º Mutirão Nacional da Rede de hospitais da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) disponibilizará mais de 8 mil procedimentos, o que equivale ao dobro de atendimentos realizados na primeira edição.

A iniciativa contará com a participação de todos os 39 hospitais universitários filiados à estatal, nas cinco regiões do país. As unidades oferecerão cirurgias, exames, consultas e ações educativas que têm como objetivo reduzir a demanda reprimida nas unidades e no Sistema Único de Saúde (SUS).

Mais de 3.700 pessoas estão envolvidas nas atividades do Mutirão, incluindo médicos, enfermeiros, profissionais da área assistencial e administrativa, entre outros.