domingo no campus

O evento oferece diversão para todas as idades (Foto: Victor Marcelino)

Neste domingo, 28, das 9h às 13h, a Praça Cívica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) apresenta diversas atividades de recreação para crianças, adultos e idosos. Esta edição terá uma programação especial com o encerramento da Semana do Brincar realizada pela UFJF.

O projeto Aliança pela Infância vai trazer para as crianças várias formas de diversão e brincadeiras. Com isso, a programação contará com diversas atividades, iniciando com uma ciranda às 10h, simbolizando o início do dia do brincar, e outras como leitura com bebês; roda de dança; espaço brincante; exposição de sementes de plantas e árvores; oficina Reinos da Natureza; e troca de brinquedos e livros. A programação especial da Semana do Brincar vai acontecer na Praça Cívica e no Jardim Sensorial da Universidade.

O Domingo no Campus vai contar também com um festival de pipocas, em parceria com a UpTake Idiomas, além das brincadeiras, oficinas de bordado e alongamento, música e contação de histórias, que também ocorreram no último evento. A novidade fica por conta do projeto “Pró-Saúde: educação em saúde bucal”, desenvolvido na faculdade de Odontologia da UFJF. O objetivo principal é ensinar a maneira correta de se escovar os dentes utilizando jogos de tabuleiro.

“Nós vamos promover ações educativas visando a saúde bucal dos participantes. Conscientizar os atendidos sobre a importância da educação em prevenção e esclarecer dúvidas do público presente”, destaca Fernanda Vicentini, assistente em administração da Faculdade de Odontologia e participante do projeto Pró-Saúde.

Quem também traz uma atividade diferente é o Coletivo HipHopologia, que vai trabalhar com o elemento rap. Na última edição, o grupo apresentou o grafite, ensinando como é praticada a arte. Já neste domingo, o Coletivo vai trazer uma gincana, propondo para as crianças e pais presentes uma série de atividades como trava-línguas e rimas, além de uma batalha de rap.

O Domingo do Campus é um projeto de extensão da UFJF viabilizado com recursos de emenda parlamentar da deputada federal Margarida Salomão.

Confira a programação completa

9h: DJ Pedro Paiva (Vinil é Arte)
10h: Roda de Ciranda com a “Aliança pela Infância”
10h20: Nilcea Braga e Paula Grazinoli (contação de história)
11h: Tânia Bicalho (Música Popular Nutritiva)
11h15 às 13h: Gincana do Coletivo HipHopologia (Rap)

Atividades no Campus (das 9h às 13h)

– Montagem e diversão com brinquedos recicláveis;
– Jogos de rebater, bola, futebol de botão e de prego, e resgate de brincadeiras de rua;
– Ginástica e alongamento para a terceira idade;
– Corrida de rolimã;
– Oficinas de artesanato e bordado;
– Festival de pipoca;
– Pró-saúde: Educação em Saúde bucal.

Atividades de encerramento da Semana do Brincar

– Grupo Circense Meleka de Jacaré;
– Roda de dança: Canções e Violão;
– Leitura com bebês;
– Oficina Lúdica;
– Espaço Brincante;
– Exposição de sementes de árvores e outras plantas;
– Troca de brinquedos e livros.