A assistente em administração Silvana de Paula Castro foi uma das empossadas (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realizou nesta quinta-feira, 25, a cerimônia de posse dos novos servidores da instituição. Ao todo, cinco novos técnicos-administrativos foram empossados para atuar no campus Juiz de Fora. Na solenidade, os funcionários foram recepcionados pela vice-reitora da UFJF, Girlene Alves da Silva, e pela pró-reitora de Gestão de Pessoas, Kátia Castro.

Durante a cerimônia, que ocorreu no Anfiteatro das Pró-reitorias, os novos servidores acompanharam o vídeo institucional de boas-vindas, pelo qual receberam votos de sucesso dos servidores ativos. O material também apresentou detalhes da instituição e sua estrutura física.

A vice-reitora da UFJF, Girlene Alves, parabenizou os novos técnico-administrativos pelo início desta trajetória na UFJF e lembrou dos desafios de ser servidor público diante do atual momento político e econômico do país. “Quando vocês fazem a opção de ser servidor público, vocês assinam o compromisso com a sociedade e mostram um diferencial. É um emprego financiado com dinheiro do contribuinte, com o nosso dinheiro, por isso temos uma resposta a dar para a sociedade. A UFJF é feita por professores, técnicos e alunos que funcionam como uma engrenagem: se uma para, desmonta as outras. Ninguém é mais ou menos importante. É este o nosso desafio: fazer com que esses três segmentos se expressem. Vocês têm o desafio de manter essa universidade pública e de qualidade.”

A pró-reitora de gestão de pessoas, Kátia Castro, destacou o dia especial que a UFJF está vivendo, em virtude da cerimônia de posse dos novos servidores e, mais tarde, da homenagem aos funcionários que se aposentaram no último ano. Kátia destacou a importância do desenvolvimento do trabalho pautado na ética e na responsabilidade com o serviço público, desejando que os novos funcionários sejam bem acolhidos na instituição. A pró-reitora ressaltou também o aspecto colaborativo e participativo das decisões tomadas na Universidade. “Esta é uma universidade que envolve o seu técnico e seu docente no seu processo de trabalho, pois as decisões são participativas. A colaboração de todos nós é muito importante para o nosso desenvolvimento.”

Jaime Ulisses da Silva, que tomou posse como secretário executivo do curso de Medicina Veterinária, trabalha desde 2012 na UFJF como assistente administrativo. Para ele, a mudança de cargos dentro da Universidade é uma “alegria muito grande”. “Tenho um sentimento de pertencimento muito forte em relação a UFJF. Aqui me graduei em Letras, fiz especialização em TV, Cinema e Mídias Digitais, mestrado em Linguística e trabalho desde 2012. Agora, estou mudando de função no momento em que faço minha graduação em Jornalismo aqui. Estou muito feliz.”

Para Sandro José Lourenço Ferreira, que irá atuar nos laboratórios da Faculdade de Comunicação, a expectativa é de aprender e se desenvolver profissionalmente nesse novo desafio. “É um cargo que vai ter relação direta com professores e alunos. Espero contribuir o máximo com eles, dando suporte para servir os alunos no estúdio e na Faculdade. É tudo novo para mim”, afirma Sandro, que é formado em Química pela UFJF.

Além de Jaime e Sandro, tomaram posse a assistente em administração Silvana de Paula Castro, a psicóloga Cláudia Ciribelli Rodrigues da Silva e a secretária executiva Izabel Teodolina de Jesus.

Veja as fotos da cerimônia