Com o objetivo de contribuir para a preservação da memória, autonomia e independência dos idosos e promoção de sua qualidade de vida, o Polo de Enriquecimento Cultural para a Terceira Idade da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) abre inscrições para o Programa de Treinamento da Memória de Curto Prazo. A iniciativa ocorre em parceria com a equipe do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass), por meio do Projeto de Extensão “Memória e Qualidade de Vida”.

Inscrições

As inscrições deverão ser feitas no período de 29 de maio a 23 de junho, de forma presencial, na sede do Polo de Desenvolvimento Cultural ou pelo telefone (32) 3215-4694. O Programa oferece 40 vagas, tem como público-alvo idosos a partir de 60 anos e será desenvolvido entre os dias 22 de agosto e 5 de dezembro.

A 6ª edição do Projeto apresenta um formato diferente, oriundo de uma parceria estabelecida com o Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Instituto de Ciências Humanas (ICH) da UFJF.

Tese de doutorado deu origem ao Programa

As atividades se darão por meio do desenvolvimento da pesquisa “Efeitos de um Treinamento da Memória de Curto Prazo na qualidade de vida de idosos saudáveis”, conduzida pela doutoranda Eunice Maria Godinho Morando, sob a orientação da professora do ICH Maria Elisa Caputo Ferreira.

Como explica Eunice, a pesquisa investigará se o Programa de Treinamento da Memória de Curto Prazo, elaborado pela doutoranda, é eficaz e efetivo para a melhoria deste tipo de memória em idosos saudáveis. “A memória é uma importante função cognitiva que se relaciona com outras funções cognitivas como a atenção e a linguagem. Desempenha papel integrador, unificador e constitutivo da experiência pessoal e das experiências do mundo físico e social.”

Os inscritos deverão comparecer à sede do Polo de Enriquecimento Cultural para a Terceira Idade, na Casa de Cultura (Av. Barão do Rio Branco, nº 3372, no centro) no dia 27 de junho às 15h, para uma reunião preliminar, em que serão prestados esclarecimentos a respeito do Programa de Treinamento e das condições de participação na pesquisa, que terá início neste dia, com coleta de dados dos participantes e aplicação de testes.

Segundo a doutoranda, “o envelhecimento é um processo de alterações físicas, psíquicas e sociais que determina a maneira singular pela qual cada indivíduo viverá os últimos anos de sua vida”. A psicóloga acrescenta que “a perda da memória é uma característica do declínio cognitivo associado ao envelhecimento normal, sendo uma das queixas mais comuns em idosos, podendo prejudicar seu bem-estar psicológico e sua qualidade de vida”.

Estão previstos 16 encontros semanais, que acontecerão sempre às terças-feiras, das 15h às 16h30, no Polo de Enriquecimento Cultural para a Terceira Idade.

Projeto de Extensão atua junto à terceira idade desde 2014

O Projeto de extensão “Memória e Qualidade de Vida: uma ação interdisciplinar com vistas ao envelhecimento ativo e saudável” tem sido desenvolvido desde 2014, com duas edições anuais, por meio de uma parceria entre o Polo de Enriquecimento Cultural para a Terceira Idade e o Siass.

O objetivo do projeto é contribuir para o aprimoramento da memória com vistas ao envelhecimento saudável. A iniciativa tem obtido sucesso na sua proposta de trazer qualidade de vida à pessoa idosa. A equipe é composta pela assistente social Anna Cláudia Rodrigues Alves; pelos médicos Afonso Damião Neto e Eliane Baião Guilhermino Alves; pela assistente social do Siass, Eleuses Amorim; e pela bolsista da Faculdade de Serviço Social Letícia Ribeiro; além da voluntária Vanessa de Souza.

Outras informações: (32) 3215-4694 – Polo de Enriquecimento Cultural