Já estão abertas inscrições para o Exame Nacional de Acesso ao Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (Profbio), que destinará 36 vagas para a Universidade Federal de Juiz de Fora, sendo 21 para o campus sede e 15 para Governador Valadares. As inscrições devem ser feitas até o dia 8 de junho. O programa de pós-graduação stricto sensu em ensino de Biologia é reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento em Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação. A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) é uma das instituições de ensino superior nacionais associadas ao Profbio.

Ao todo o programa oferece 446 vagas distribuídas de acordo com a disponibilidade de cada instituição associada. Os candidatos devem ter diploma de curso superior em Ciências Biológicas, Biologia ou Ciências com habilitação em Biologia, com registro no Ministério da Educação. O interessado deve ser ainda professor de Biologia de qualquer ano do Ensino Médio em escola da Rede Pública de Ensino.

As inscrições podem ser feitas somente pela internet, até 17h do dia 8 de junho. A taxa de inscrição é de R$ 200, a ser paga após impressão do boleto bancário. O Comprovante Definitivo de Inscrição será divulgado no dia 3 de julho. O participante deve imprimir o registro e apresentá-lo no local da prova juntamente com o documento de identidade original informado no ato da inscrição.

A prova será realizada em 9 de julho, com previsão de início para às 14h, nos locais informados no comprovante definitivo de inscrição. A duração máxima do exame é de quatro horas. Os portões dos locais de prova serão abertos às 13h e fechados 15 minutos após o início da avaliação.

O exame será executado pela Comissão Permanente do Vestibular (Copeve) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). As provas vão acontecer nos campi de Juiz de Fora e de Governador Valadares. Confira o edital do concurso através do link.

Outras informações: Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (Profbio)