Atividade reuniu alunos da Creche Municipal Leila de Mello Favero e adolescentes do Instituto Dom Orione na UFJF (Foto: Twin Alvarenga)

Crianças da Creche Municipal Leila de Mello Favero e adolescentes do Instituto Dom Orione participaram, na manhã de hoje, na Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), da atividade “O corpo brinca. O corpo planta”, que integra a Semana Mundial do Brincar, em comemoração ao Dia Mundial do Brincar, celebrado em 28 de maio.

O evento, cuja organização é da Aliança pela Infância – Núcleo Juiz de Fora em parceria com a Universidade, acontece durante toda a semana até o próximo domingo, 28 de maio. A programação completa está disponível neste link.

O objetivo geral da ação é mostrar que o ato de brincar é fundamental para a construção de uma infância digna. “Na atividade de hoje priorizamos brincadeiras motoras e jogos. As crianças também prepararam mudas, que serão levadas e plantadas em suas casas e na creche. Na infância, brincar não é apenas um passatempo. Ao contrário, é fundamental para a formação de capacidades, favorecendo o desenvolvimento afetivo, cognitivo e social”, destaca a professora da Faced, Ana Rosa Picanço.

A atividade “O corpo brinca. O corpo planta” integrou a Semana Mundial do Brincar (Foto: Twin Alvarenga)

Também participaram da atividade “O corpo brinca. O corpo planta” outros dois professores da Faced, Yara Cristina Alvim e Dileno Dustan, além de estudantes do 1º período do curso de Pedagogia da UFJF. “É importante estimularmos nos alunos o questionamento acerca da própria formação e dos suportes pedagógicos. Hoje, por exemplo, nossa aula foi fora do espaço tradicional”, explica Ana.

A mudança na rotina acadêmica foi aprovada pela estudante Letícia Aquino Vaz, 19 anos. “Estou no primeiro período do curso de Pedagogia. Está sendo bastante interessante poder realizar esse trabalho de campo, na Semana do Brincar. Estamos aprendendo para além da teoria em sala de aula.”

Semana do Brincar traz programação para crianças, pais e educadores

Outras informações:

Página do Facebook da Aliança pela Infância – Núcleo Juiz de Fora