Visando agregar as pesquisas produzidas na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) relacionadas à História da Arte e Cultura, o Laboratório de História e Arte, do Instituto de Ciências Humanas (ICH), realiza, a partir desta segunda-feira, 22, até a próxima sexta-feira, 26 de maio, o VII Seminário Interno do Laboratório de História da Arte. O evento, gratuito e aberto ao público em geral, acontece no Anfiteatro I do ICH, no campus da UFJF.

Durante os dias do seminário, pesquisadores da UFJF e de outras instituições participarão de mesas de debates, palestras e discussões sobre diversas temáticas estudadas na área, compartilhando as experiências adquiridas ao longo do processo de pesquisa.  O evento contará,  também, com estudos feitos a partir do acervo disponível no Museu Mariano Procópio e do Museu de Artes Murilo Mendes (Mamm), da UFJF.

Na quinta-feira, 25, o curadora da Pinacoteca do Estado de São Paulo, professora Fernanda Pitta, ministrará a palestra “Perspectivas comparativas em exposições: a experiência da série: Coleções em Diálogo”. A série, que esteve em cartaz na Pinacoteca do Estado de São Paulo, confrontou o acervo do museu com obras de outras instituições, como o Museu Paulista e o Mariano Procópio, o que possibilitou a renovação das interpretações das obras.

Para o mestrando em História da UFJF e membro do laboratório, João Victor Rossetti Brancato, o seminário traz a oportunidade de popularizar os estudos com interface na História da Arte e de pesquisadores conhecerem outros objetos de pesquisa. “O evento torna conhecido os estudos em História da Arte na UFJF, mesmo que não exista uma graduação específica para isso. É bom para as pessoas conhecerem o que estamos produzindo.Além disso, para os alunos, é primordial sair um pouco do objeto de pesquisa e enxergar a área de pesquisa de forma mais ampla, com possibilidade de novos olhares.”

As inscrições para o VII Seminário Interno do Laboratório de História da Arte podem ser feitas nos dias do evento, na área dos anfiteatros do Instituto de Ciências Humanas (ICH). A programação completa do evento pode ser vista aqui.

Outras informações: Laboratório de História e Arte-UFJF