O Laboratório de História Política e Social (LAHPS) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza nesta terça-feira, dia 23 de maio, às 9h, a palestra “A Comissão Municipal da Verdade e a ditadura em Juiz de Fora”, ministrada pela professora aposentada da UFJF e presidente da Comissão Municipal da Verdade, Helena da Motta Salles.

O evento vai ocorrer no Anfiteatro 03 do Instituto de Ciências Humanas (ICH) da UFJF. Segundo o professor e coordenador do LAHPS, Fernando Perlatto, o objetivo da palestra é discutir o período da ditadura em Juiz de Fora, divulgar o relatório sobre o trabalho realizado pela comissão da verdade e, também, “entender o passado para discutir o presente”.

Ele ressalta que frente ao momento político turbulento do país “existem muitas manifestações pela volta da ditadura, o que é muito preocupante”. Dessa forma, acredita ser necessário trazer e esclarecer esse tema, ainda pouco trabalhado junto às novas gerações. “As pessoas não têm muito conhecimento sobre ditadura.  É necessário conhecer esse passado para compreender que ele ainda se mantém. Muitos comportamentos autoritários, inclusive na política, tiveram sua origem nessa época”, afirma.

O relatório da Comissão Municipal da Verdade de Juiz de Fora pode ser acessado aqui.

O evento é aberto para todo e não é preciso fazer inscrição. Após a palestra haverá uma rodada de discussão.

Outras informações: página do evento no Facebook