brincarO Dia Mundial do Brincar, celebrado em 28 de maio, marca a importância deste ato para a construção de uma infância digna e enriquecedora. E, para sensibilizar a sociedade sobre o tema, será promovida em Juiz de Fora uma série de atividades para crianças, pais e educadores durante a próxima semana, de 21 a 28 de maio.  Palestras, brincadeiras, oficinas, teatro, leituras e debates acontecerão em diversos espaços da cidade, sempre com entrada gratuita e sem necessidade de inscrição.

A Semana Mundial do Brincar é promovida pela Aliança pela Infância – Núcleo Juiz de Fora, em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O tema escolhido para a edição deste ano é “O Brincar que Encanta o Tempo”, com a proposta de ser um convite ao brincar no ritmo vital da infância, acompanhando a sequência da vida com imaginação, fantasia e experiências físicas e anímicas.

De acordo com a programação, a proposta  é incentivar as crianças a brincarem de forma livre, junto à natureza e com brinquedos pouco estruturados, bem como sensibilizar os adultos para que estejam atentos e dispostos a contribuir com esses momentos. “De alguma forma, parece que só falar em brincar traz uma energia, uma alegria. Para organizar um evento, há muito trabalho envolvido, mas em todas as nossas reuniões brincamos um pouco. O lema é ‘você já brincou hoje?’ Porque todos temos uma criança dentro de nós. Lembrar de como isso é bom e trazê-lo para o cotidiano é muito importante”, comenta a aluna de Pedagogia da UFJF Jacqueline Lopes, da comissão organizadora do evento. 

Programação

No  domingo, dia 21, os interessados podem participar da roda de abertura “Do Leite Materno às Primeiras Descobertas do Paladar: o Tempo de Alimentar”, com a Aliança de Mulheres pela Maternidade Ativa (Amma) e a nutricionista Ludmara Zimmermann, e, ainda, do encontro “Brincando com Bebês”, com o Grupo de Pesquisa Ambientes e Infâncias (Grupai) e a professora Ana Rosa. A atividades acontecem às 10h no Studio Michelle Marques, na Rua Dom Lasagna, 89, no Morro da Glória. O encontro seria realizado no Museu Mariano Procópio mas foi transferido para o estúdio por causa da chuva.

A programação estende-se durante toda a semana, com atividades na Faculdade de Educação (Faced), no Instituto Dom Orione, na Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) e em outros espaços da cidade. O cronograma completo pode ser acessado aqui. No encerramento, domingo, 28, estão previstas apresentações de dança, circo, capoeira, oficinas lúdicas, brincadeiras, troca de brinquedos e livros e performances, com grupos e profissionais de diversas áreas. O Dia do Brincar será na UFJF, das 10h às 14h, ao lado do Jardim Sensorial, próximo à Praça Cívica.

Sobre a Aliança

A Aliança pela Infância surgiu na Inglaterra e nos Estados Unidos em 1997, quando um grupo de educadores preocupados em dar mais oportunidades para que crianças vivenciassem melhor a infância, deram início a um movimento internacional em defesa da causa. Em 2001, chegou ao Brasil através da educadora Ute Craemer, criadora da Associação Comunitária Monte Azul, de intervenção social e educativa. Hoje, conta com representação em mais de 20 países da Europa, África, Américas e Ásia. A atuação dos membros envolvidos é voluntária.   

Outras informações: Semana do Brincar