A astrofísica brasileira Duilia de Mello irá visitar o novo Centro de Ciências e ministrar a palestra “Vivendo com as Estrelas” (Foto: Tommy Wiklind/Nasa)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe na próxima terça-feira, 23, a visita da astrofísica brasileira Duilia de Mello, pesquisadora do Goddard Space Flight Center, da Nasa, e vice-reitora da Universidade Católica de Washington, nos Estados Unidos (EUA). A astrônoma, responsável pela descoberta da Supernova 1997D e das Bolhas Azuis, vem à UFJF para visitar o novo Centro de Ciências e ministrar a palestra “Vivendo com as Estrelas”. O evento, gratuito e aberto ao público, acontece às 15h, no Auditório 2 do Prédio Engenheiro Itamar Franco, da Faculdade de Engenharia.

Como forma estimular jovens a se interessar por ciência e descobrir seus talentos, Duilia fundou a Associação Mulher das Estrelas

A cientista foi para os Estados Unidos em 1997 para uma bolsa de pós-doutorado no Instituto do Telescópio Espacial Hubble, um dos equipamentos mais importantes para a astronomia mundial. Vivendo e trabalhando nos Estados Unidos há 20 anos, Duilia é um dos dos nomes mais conhecidos e premiados da ciência brasileira no exterior. Em 2013, foi escolhida pela Barnard College, vinculada à Columbia University, como uma das dez mulheres que estão mudando o Brasil. No ano seguinte, foi selecionada pela revista Época como uma das cem pessoas mais influentes do país em 2014. A pesquisadora ainda coleciona outras premiações, como o Prêmio Diáspora Brasil, oferecido pelo Ministério de Relações Exteriores e Ministério de Indústria e Comércio, e o Portuguese-Brazilian Award 2015, dado aos cidadãos de impacto na comunidade brasileira e portuguesa nos EUA.

Duilia de Mello sempre teve fascínio pelo céu, pelas estrelas e pelo espaço. Aos 14 anos, decidiu seguir a Astronomia e graduou-se pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Seu currículo inclui mestrado em Radioastronomia no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em Astronomia pela Universidade do Alabama (EUA), e doutorado em Astrofísica pela Universidade de São Paulo (USP).

Para Duilia, a comunicação mais acessível da ciência motiva jovens a seguirem carreiras correlatas na academia, propagando cada vez mais o conhecimento (Foto: Tommy Wiklind/Nasa)

“Mulher das Estrelas”

Com centenas de artigos científicos publicados, a “mulher das estrelas”, como ficou conhecida, tem uma preocupação especial com a comunicação com público, incentivando que cientistas experientes facilitem a linguagem na hora de divulgar suas descobertas. Para ela, isso motiva jovens estudantes a seguirem carreiras correlatas na academia, propagando cada vez mais o conhecimento.

Como forma estimular as crianças e os jovens a descobrirem os seus talentos e utilizá-los em suas escolhas profissionais, Duilia fundou a Associação Mulher das Estrelas, organização que se concentra em esclarecer a importância das áreas de áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). O objetivo da associação é promover a ciência como carreira concreta e palpável para todos, educar a população sobre a importância das áreas de STEM para o avanço da sociedade e incentivar as famílias a apoiarem os jovens na busca pelo talento científico. Por meio de visitas às escolas e palestras, Duilia propaga sua mensagem para o público.

A experiência com esses encontros e com blog “Mulher das Estrelas” rendeu o livro “Vivendo com as estrelas”, no qual a astrofísica conta a história de sua trajetória profissional desde a adolescência, quando surgiu o sonho de ser astrônoma. Na publicação, a cientista fala do cotidiano de um astrônomo e revela os bastidores do trabalho dos astronautas nas missões espaciais.

Em outro livro da pesquisadora, “As aventuras de Pedro, uma pedra espacial”, voltado ao público infantil, o personagem Pedro ensina as crianças sobre ciências e diversidades através de um bate-papo com meteoritos e pedras terrestres animadas. A publicação está disponível gratuitamente na internet.

Sobre a palestra

Em sua palestra “Vivendo com as Estrelas”, Duilia de Mello conta a história de sua carreira como astrônoma e pesquisadora na Nasa, relatando as experiências, dilemas e indecisões vividas desde o dia em que escolheu fazer astronomia. A cientista fala sobre o que tem feito nesses mais de 20 anos de carreira, contando detalhes sobre as histórias de suas descobertas — como a Supernova 1997D e as Bolhas Azuis — e as emoções que sentiu ao chegar, pela primeira vez, no instituto do telescópio espacial Hubble, da Nasa.

Duilia também apresenta o legado do telescópio espacial Hubble, relatando suas descobertas feitas através dele ao longo do tempo. Além disso, conta sobre o descobrimento da maior galáxia espiral do universo, cinco vezes maior que a Via Láctea e localizada 212 milhões de anos-luz da Terra.

Programação

14h – Visita de Duilia de Mello ao Centro de Ciências, Observatório e Planetário

15h – Palestra “Vivendo com as Estrelas” – com Duilia de Mello
Local: Auditório 2 do Prédio Engenheiro Itamar Franco (Faculdade de Engenharia, no campus da UFJF) – Entrada Gratuita