O sistema finlandês de ensino será debatido nesta quinta-feira, dia 18, no Colégio de Aplicação João XXIII, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento contará com a participação das professoras  da Universidade de Tampere ( Finlândia), Jnika Hanneele Toivanen e Juulia Johyanna Koskela, e da docente  da Universidade Federal de Uberlândia,  Juliene Madureira. A palestra, marcada para as 16h, é aberta ao público em geral.

A Finlândia é referência mundial em excelência na educação, graças aos investimentos em políticas educacionais adotadas ao longo dos últimos 30 anos. As docentes abordarão os seguintes temas: Sistema educacional finlandês; Diagnóstico e ações com alunos com  deficiências e dificuldades de aprendizagem; Avaliação escolar e avaliação da escola no Sistema Finlandês; Gestão e políticas de qualidade na educação finlandesa.

A Universidade Federal de Uberlândia, por meio do Colégio de Aplicação, estabeleceu uma parceria de intercâmbio e pesquisa com a Universidade de Tampere, o que permitiu a presença  das professoras no Brasil por dois meses para o desenvolvimento de trabalhos conjuntos.

Interessados em participar do debate devem entrar em contato com a secretaria da escola  pelo telefone (32) 3229-7602.