Enem é uma das principais portas de ingresso na UFJF, por meio do Sisu

Mais de 5 milhões de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram feitas até as 11h da última quinta-feira, 18. O prazo para os interessados em participar da avaliação se candidatarem termina às 23h59 desta sexta-feira, 19, horário de Brasília. O Enem é uma das portas de entrada para a graduação na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – 70% das vagas oferecidas pela UFJF estão reunidas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o programa informatizado do Ministério da Educação (MEC).

Os outros 30% das vagas são destinadas para candidatos do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism), que devem fazer exames nos três anos do Ensino Médio. Existe ainda um vestibular específico para o curso de Música.

Para se inscrever no exame, é preciso acessar a Página do Participante, clicar em “Inscrição 2017” e seguir os passos indicados no portal.

A taxa de inscrição é de R$ 82. Alunos matriculados no último ano do Ensino Médio em escola pública (federais, estaduais e municipais) estão isentos do pagamento. Ainda é possível conseguir a isenção por meio de Declaração de Carência, de acordo com a legislação. Neste ano, pela primeira vez, as provas do Enem serão aplicadas em dois domingos, dias 5 e 12 de novembro.

A Redação será realizada no primeiro dia de prova e não mais no segundo como em anos anteriores, juntamente com as provas de linguagem, código e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos. No segundo dia, serão realizadas as provas de matemática e ciências da natureza e suas tecnologias, com 4 horas e 30 minutos de duração.

O Enem desse ano não servirá mais como certificação do ensino médio que voltará a ser feita pelo Encceja (Exame Nacional de Certificação de Jovens e Adultos) e também não será aceita a participação de “treineiros”, estudantes que fazem o exame de forma experimental e não definitiva.

Outras informações: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).