(Foto: Cead/UFJF)

Projeto de conclusão de curso da especialização em Gestão Pública prevê a criação da Guarda Municipal de Muriaé e deve ser adotado pela prefeitura da cidade (Foto: Cead/UFJF)

O papel reservado aos cursos de especialização em Gestão Pública é de grande importância, na medida em que os agentes especialistas egressos, gestores e formuladores de políticas públicas, estarão capacitados a intervirem na realidade social, política e econômica das regiões onde atuam. Exemplo disso é o sargento da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Gerson Rocha, ex-aluno da pós-graduação em Gestão Pública Municipal (GPM), ministrada pelo Cead/UFJF, que desenvolveu como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) um projeto a fim de viabilizar a criação de uma Guarda Municipal na cidade de Muriaé (MG). O trabalho foi recebido pela atual administração (2017–2020), que irá utilizá-lo como base para a implementação da Guarda no município.

Rocha é presidente da Associação de Moradores do Bairro Cerâmica, de Muriaé, e, durante encontro a fim de passar as demandas da comunidade ao chefe do Executivo, entregou um plano de ação, desenvolvido por ele durante o curso de GPM, com o tema “A implantação da Guarda Municipal em Muriaé – a contrapartida da gestão municipal na segurança pública”. O trabalho é requisito obrigatório para conclusão da pós-graduação, que exige do aluno a produção de um projeto de intervenção, com objetivo de detectar uma falha ou problema em uma organização e propor formas ou alternativas para atenuar ou corrigi-los.

Segundo o egresso, uma lei municipal nesse sentido foi criada no último ano da antiga gestão, mas a mesma não conseguiu colocá-la em prática e, portanto, tendo constatado tal falha na administração e utilizando como base o conhecimento adquirido ao longo do curso, decidiu pela elaboração do estudo para a criação da Guarda na cidade. “Durante a Especialização, pude notar um outro universo de conhecimento, e, passando a interagir ao máximo com as aulas e materiais didáticos disponibilizados na rede, fui me inclinando para a propositura do presente trabalho, pelo fato de estar gritante a necessidade de melhoria na qualidade da fiscalização do trânsito no município”, explica.

Segundo o sargento, conforme números do Detran-MG, a média, em Muriaé, é de um veículo para cada dois habitantes, o que impacta o uso do espaço público. Para ele, a Guarda representaria muitos benefícios para a população, incluindo a geração de dezenas de empregos.

Membro do quadro da PMMG desde 1992, Rocha formou-se em Direito, em 2008, e conta que, a partir de então, sempre buscou se aperfeiçoar e viu na especialização da UFJF uma oportunidade de ampliar os seus conhecimentos na área de Gestão Pública. “Avalio o curso como uma ferramenta importante e de grande conhecimento para que cada funcionário público possa ter oportunidade de se conhecer melhor, dentro ou fora do seu ambiente de trabalho, e considero a formação acadêmica no Cead/UFJF de altíssima qualidade, com profissionais capacitados e aptos a dirimir nossas dúvidas”, avalia.

Recentemente, o projeto para criação da Guarda Municipal foi repassado ao presidente da Câmara Municipal e, no momento, aguarda agendamento para apresentação do plano de ação.

O curso GPM
O curso de Gestão Pública Municipal destina-se a quem tem curso superior e exerce atividades em órgãos públicos ou do terceiro setor ou tenha aspirações ao exercício de funções públicas, e que desejam aperfeiçoar seus conhecimentos e desenvolver novas competências relacionadas ao seu campo de atuação, com o intuito de valorizar a sua experiência profissional e estar preparados para atuar como integradores de ações públicas municipais.

Saiba mais