O Núcleo de Espectroscopia e Estrutura Molecular (Neem) do Departamento de Química da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em parceria com a empresa GEA Equipamentos e Soluções S/A, está com inscrições abertas para  o curso  “Evaporação a vácuo aplicada à indústria de alimentos: tecnologia e aplicações”.

A atividade será realizada em 26 de maio, das 8h às 12h e das 14h às 18h, no auditório do Instituto de Ciências Exatas (ICE) da UFJF. O curso de curta duração pretende discutir as implicações tecnológicas relacionadas à evaporação a vácuo utilizada pela indústria de alimentos, além de apresentar os princípios de funcionamento e conceitos termodinâmicos aplicados à técnica. Profissionais da indústria de alimentos, alunos de cursos técnicos da área e estudantes da graduação e pós-graduação da UFJF e outras universidades integram o público- alvo.

“O curso é aberto para a comunidade da UFJF assim como para o público externo sem cobrança de taxa de inscrição, sendo necessário apenas o registro prévio. Serão oferecidas 50 vagas preenchidas por ordem de inscrição. Até o momento já temos inscrições de profissionais das indústrias  dos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul. Vale ressaltar que a empresa GEA, nossa parceira nesta atividade, é uma das maiores fornecedoras de tecnologia de processos para a indústria de alimentos e outros mercados. Como um grupo de tecnologia internacional, está focada na liderança mundial em soluções e componentes para sofisticados processos de produção. A participação da mesma no curso demonstra a relevância do tema no cenário nacional industrial e acadêmico”, explica um dos organizadores e professor do Departamento de Química da UFJF, Rodrigo Stephani.

Stephani destaca que os evaporadores ou concentradores a vácuo configuram na atualidade o principal equipamento na tecnologia de alimentos concentrados.

“A evaporação é uma operação unitária do processo industrial, que envolve a fervura de um líquido para remover voláteis por vaporização e a consequente condensação. A água é o mais frequente solvente presente nos alimentos, sendo o principal constituinte a ser extraído dos produtos durante o processo. Os evaporadores a vácuo são utilizados na produção de leite em pó, leite condensado, doce de leite, geleias de frutas, sucos de frutas, entre diversos outros alimentos. A rigor, esses equipamentos deveriam ser denominados evaporadores ou concentradores com pressão de trabalho inferior à pressão atmosférica, pois fisicamente não estão sob condições reais de vácuo. Entretanto, tanto a academia como a indústria empregam largamente o termo evaporador a vácuo, motivo este para se usar o termo também no curso,” esclareceu o professor.

O curso “Evaporação a vácuo aplicada à indústria de alimentos” será ministrado pelo engenheiro de processo da GEA Equipamentos e Soluções S/A e PhD em Engenharia de Alimentos, Arlan Caldas Pereira Silveira, e pelos professores do Núcleo de Espectroscopia e Estrutura Molecular do Departamento de Química da UFJF, Rodrigo Stephani e Luiz Fernando Cappa de Oliveira.

Para participar do curso, inscreva-se aqui.

Outras informações:

rodrigo.stephani@ufjf.edu.br