Fruto de uma disciplina cursada por Luiza durante seu intercâmbio no Colorado College, nos EUA, a mostra reúne seis obras, todas explorando a técnica do desenho com diferentes materiais como carvão, grafite, pincel fino, entre outros. (Foto: Victor Marcelino)

“Nunca imaginei fazer uma exposição na minha vida!”. Surpresa e satisfeita estava a estudante de Comunicação, Luiza Dias, ao ver seu trabalho apresentado nas paredes da Galeria Mundi, da Diretoria de Relações Internacionais. A mostra “Desenhos” inaugura o espaço destinado a acolher projetos artísticos de alunos intercambistas.

Discente da Faculdade de Comunicação, Luiza conta como o intercâmbio foi importante no desenvolvimento de suas habilidades. “Eu nunca tinha desenhado, e o intercâmbio possibilitou que fizesse matérias que são afins do jornalismo. Então cursei Cinema, Escrita e inclusive Artes. Na disciplina, a orientação da professora foi importante para o desenvolvimento da técnica, para eu descobrir que era capaz de desenhar. A felicidade foi enorme. O resultado do que aprendi e apresentei lá são os desenhos que estão hoje na exposição”, afirma.

Da esquerda para a direita: Edmárcia Andrade, jornalista; Luiza Dias, expositora; e Bárbara Daibert, Diretora e Relações Internacionais. (Foto: Victor Marcelino)

Animada com a empreitada, a artista debutante recomenda a experiência de estudar fora do país e julga um divisor de águas em sua trajetória. “É algo que todos deveriam passar. Foi muito importante para o crescimento pessoal e profissional. Foi graças ao intercâmbio que fiz pela UFJF que descobri um talento que não tinha. Sou muito grata a DRI e a Pró-Reitoria de Cultura, que ajudaram na concepção e montagem da exposição”, assinala.

A mostra “Desenhos” será a primeira de muitas para a Galeria Mundi. De acordo com a Diretora e Relações Internacionais, Bárbara Daibert, um edital de ocupação será lançado em parceria com a Pró-Reitoria de Cultura, voltado para os estudantes que desejam mostrar seu trabalho.

Para  a pró-reitora de Cultura, Valéria Faria, a Galeria Mundi “é mais um espaço importante para divulgação cultural dos alunos da Universidade, concedendo a oportunidade de formação e amadurecimento profissional, ao expor ao público o resultado de seu empenho acadêmico.”

A Galeria Mundi fica na Diretoria de Relações Internacionais da UFJF, localizada no Centro de Vivência. A mostra “Desenhos”, de Luiza Dias, pode ser visitada durante o horário de funcionamento do setor, de segunda a sexta, das 8h às 18h.

(32) 2102-3389 – Diretoria de Relações Internacionais