Exemplificação de interface do game. O aplicativo irá demonstrar a qual curso os conhecimentos do jogador estão mais atrelados, servindo como uma espécie de teste vocacional (Foto: Divulgação)

No momento em que sensibilizar a sociedade a respeito da importância da ciência para o desenvolvimento social e econômico se torna emergencial, a UFJF elaborou um projeto para utilizar a cultura da gamificação como meio de comunicar o conhecimento científico para um público jovem. Não só o Brasil tem sofrido com cortes sistemáticos no orçamento destinado à ciência, tecnologia e inovação, como o problema do descaso generalizado com a produção de C&T motivou grupos de diversos países do mundo a marchar, no último sábado, em favor da valorização pública do setor. Na ocasião, a presidente da Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader, ressaltou em discurso: “Temos que dialogar mais com a sociedade, explicar mais a ciência para evitar a volta do obscurantismo”.

Um dos grandes desafios é fazer com que a sociedade se aproprie do conhecimento desenvolvido na universidade e perceba, desta forma, a importância social da pesquisa feita no país. Imbuídos com esse propósito, o setor de Divulgação Científica da Imagem Institucional, em parceria com a Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa, está desenvolvendo um game/quiz, em forma de aplicativo, voltado para estudantes do ensino médio. A realização do projeto somente será possível com a colaboração dos Programas de Pós-graduação, visto que o conteúdo disponibilizado (perguntas e respostas, curiosidades, vídeos e fotos ilustrativas) deve ser elaborado pelos pesquisadores.

A equipe de desenvolvimento do Quiz UFJF (nome provisório) está visitando todas as coordenações explicando o projeto e pedindo o apoio para a elaboração do conteúdo. “A primeira fase já está no fim, até a próxima semana teremos visitado todos os Programas de pós-graduação da UFJF. Elaboramos e encaminhamos aos coordenadores um e-mail explicativo contendo também o formulário que deve ser preenchido com as perguntas e respostas. Este formulário alimenta automaticamente nosso sistema. Agora precisamos que os pesquisadores, com o auxílio dos alunos, colaborem, para que possamos concluir o protótipo do jogo o quanto antes”, reforça a coordenadora do projeto, Bárbara Duque.

O intuito do jogo é transmitir informações baseadas nas pesquisas da UFJF de forma lúdica, desmistificar a ciência e aproximar o estudante da instituição. Além disso, de acordo com o comportamento do jogador – acertos, erros e opção por pular a questões -, o aplicativo irá demonstrar a qual curso seus conhecimentos estão mais atrelados, servindo como uma espécie de teste vocacional.

O game será acessível para diversas plataformas na forma de aplicativo (Foto: Caique Cahon)

Parceria com Programas de Pós-graduação

A iniciativa, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), tem o objetivo de comunicar aos jogadores o conhecimento científico desenvolvido na instituição, apresentadas em linguagem compatível com o repertório dos estudantes do ensino médio.

Para alimentar o conteúdo do aplicativo é fundamental o apoio dos pesquisadores. O ideal é que sejam perguntas lúdicas. A diversão dos jogadores durante a experiência do jogo é o foco, mesmo estando eles enveredando por questões e temáticas  de impacto ou interesse social.

Questionário

Cada professor, com ajuda dos seus alunos de pós-graduação, deve enviar, ao menos, três perguntas. Cada pergunta deve ser associadas a três respostas, sendo apenas uma certa. As perguntas devem ter, no máximo, 140 caracteres. As respostas, até 60.

Os textos relacionados ao “Você sabia” devem ter no máximo 280 caracteres. Não há limite de vídeos e as imagens devem ser anexadas ao e-mail com legenda para relacionar a que pergunta se refere.

Outras informações:

(32) 2102-3970 (Diretoria de Imagem Institucional)

quizufjf@gmail.com