34241550036_9aa9ca893f_z

Marcelo Louzada, supervisor da Indústria de Medicamentos Medquímica, debateu os principais desafios enfrentados para a melhor otimização da produção de medicamentos no meio industrial. (Foto: Gustavo Tempone)

Com o objetivo de discutir os principais desafios enfrentados para a melhor otimização da produção de medicamentos no meio industrial, o supervisor da Indústria de Medicamentos Medquímica, Marcelo Louzada, realizou palestra na Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) nesta terça, 25. O evento fez parte da programação da  IV Semana da Indústria: Tecnologia e Inovação, organizada pelo Diretório Acadêmico da Faculdade de Farmácia (DAFF), que tem como meta trazer para o meio acadêmico profissionais do ramo alimentício e farmacêutico para passar diferentes visões sobre a realidade nas indústrias desses meios e inovações que têm surgido.  

A aluna do 7° período da Faculdade de Farmácia e uma das coordenadoras do DAFF, Talita Dias, conta que o objetivo do evento é trazer diversidade nas discussões que dizem respeito ao funcionamento das indústrias nos setores relacionados à produção de remédios e alimentos, ajudando a capacitar melhor os estudantes. “Trazer isso para os alunos é de extrema importância, porque ao longo da nossa graduação temos pouco contato com a prática. Trazer um profissional que está vivendo no dia-a-dia o que realmente é a nossa profissão agrega bastante valor, até mesmo para conseguirmos discernimento maior do que queremos seguir”, explica a acadêmica.

O palestrante, Marcelo Louzada, esclareceu que o propósito de sua apresentação era expor sobre o funcionamento da logística que envolve a obtenção de uma melhor produtividade nas indústrias farmacêuticas. “Quando a gente está na graduação, nós não temos muito essa visão de que a indústria farmacêutica, além de ter que produzir com qualidade, tem que, assim como nas outras indústrias, produzir com eficiência e com o menor tempo possível. É preciso otimizar o processo para, com isso, possamos cortar custos e conseguir uma margem melhor de lucros, além de obter mais renda para investir em novos produtos”, pontua Marcelo.

O supervisor da Indústria de Medicamentos Medquímica ainda explica a relevância de unir o conhecimento acadêmico com a prática profissional em um meio ativo no mercado, como a produção industrial de medicamentos: “Os alunos podem desenvolver trabalhos relacionados à melhora da produtividade testando as linhas produtivas, otimizando processos, mensurando dados. Na indústria, nós temos os profissionais para fazer isso, mas se você tem um estagiário, um aluno que está focado, pesquisando e podendo trocar ideias com o próprio professor, que também tem uma visão acadêmica aprofundada, consegue juntar a prática com a parte acadêmica e obter resultados para ambos os lados”.

A IV Semana da Indústria: Tecnologia e Inovação segue nesta quarta-feira, 26, com a palestra “Redução de Sódio em Queijo: Avanços e Perspectivas”, com Renata Golin Costa, da Epamig, no Anfiteatro da Faculdade de Farmácia.

Outras Informações: (32) 2102-3803 – Faculdade de Farmácia