O Pensamento Libertário será o tema central dos debates no “Liberty Day – Os Caminhos Para a Liberdade”. O evento organizado pelo Clube José do Patrocínio, acontece nesta sexta-feira, 28, a partir das 17h, no auditório da Faculdade de Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Palestrantes conhecidos por defender as ideias da corrente libertária estarão presentes.

“Esse evento é sobre o excesso de burocracia na economia brasileira. O foco vai ser  como isso impede o empreendedor de crescer, não só pela questão dos impostos, mas também por conta das legislações em excesso, que podem criar mais malefícios. A ideia do evento é mostrar que legislações demais podem criar mal-estar social”, alerta  a professora da Faculdade de Economia, Fernanda Perobelli.

O “Liberty Day” terá duas palestras. A primeira é “Análise Liberal da Constituição”, com o professor Jamir Calili Ribeiro. O palestrante é doutor em Direito Público pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e professor de Direito da UFJF – Campus Governador Valadares.  A outra palestra será sobre “Liberdade e Democracia”. O orador é o advogado Rodrigo Mezzomo, mestre em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mezzomo é sócio do escritório Mezzomo Advogados e professor de Processo Civil e Direito Empresarial na Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio.

Segundo a professora Fernanda Perobelli, ambos vão abordar o Pensamento Libertário aplicado às leis formuladas para o ambiente econômico. “Os dois têm esse viés mais liberal. O Rodrigo Mezzomo luta pelo direito de se tornar candidato independente, sem ligação com qualquer partido político. Ele está levando a ideia às instâncias superiores do mundo, porque acha que é um direito que tem.”

Na opinião da professora, a legislação econômica em excesso pode prejudicar os mais fracos, ao invés de proteger. O caminho para uma situação mais favorável para toda a sociedade, seria o da instrução. “Penso que o ensino superior é a única forma de criar, de fato, pessoas livres. Você dá educação formal, dá acesso a várias correntes de pensamento. Se você forma alguém que é capaz de pensar, essa pessoa consegue decidir por conta própria e aí não precisa de proteção. A legislação, por ser escrita pelo grupo dominante, protege o interesse dele. E não há garantia de que o menos capaz será protegido.”

O “Liberty Day” tem entrada liberada para toda a comunidade acadêmica e a comunidade externa. Os ingressos custam R$ 10 e podem ser comprados pelo link. Os participantes receberão certificado pela participação no evento.

Programação
17h – Credenciamento
18h – Palestra: “Análise Liberal da Constituição” – Jamir Calili Ribeiro
19h – Coffee Break
20h – Palestra: “Liberdade e Democracia” – Rodrigo Mezzomo

Outras informações: (32) 2102-3541 –  Faculdade de Economia
https://www.facebook.com/clubejosedopatrocinio/