mestrado Engenharia Elétrica

Dayane Gonçalves defendeu a dissertação “Moun Identification in the ATLAS Experiment Assisted by the Hadronic Calorimetry”, no último dia 11, na UFJF (foto: Luiz Carlos Lima/UFJF)

A acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Dayane Oliveira Gonçalves, desenvolveu uma placa que atua no detector ATLAS, considerado um dos detectores do LHC – maior acelerador de partículas do mundo. A pesquisa foi realizada no CERN (Centro Europeu de Pesquisas Nucleares), localizado na Suíça, onde a mestranda atuou por algum tempo.

Algumas universidades do Brasil compõem um grupo que realiza trabalhos em colaboração com o CERN. Na UFJF, três professores fazem parte deste grupo e desenvolvem estudos voltados ao ambiente de pesquisa do Centro Europeu há anos. “Após um ano de mestrado, eu tive a oportunidade de ir para o CERN participar mais ativamente do projeto, já que o sistema está instalado em um dos seus experimentos”, revela Dayane Gonçalves.

A mestranda conta que o primeiro contato com o tema surgiu ainda na graduação, por meio da iniciação científica. “A minha pesquisa se originou de um projeto que vinha sendo desenvolvido no CERN pelo nosso grupo, com o objetivo de melhorar um sistema de detecção já existente em um dos experimentos do acelerador de partículas LHC. Eu colaboro com este projeto desde a graduação, quando fazia iniciação científica.”

Segundo a pesquisadora, a placa desenvolvida obtém informações presentes no detector. “Basicamente, essa placa tem um processamento de sinais e em si uma energia. A partir disso, eu estudei alguns métodos de estimação de energia. Usamos um método proposto de estimação de energia, chamado filtro casado e, no estudo, avalio esse método no sistema, comparando com alguns métodos de estimação não lineares.”

De acordo com a mestranda, a pesquisa é importante para a sociedade pois pôde ser aplicada em um dos experimentos do LHC e contribuir para a melhora na seleção de uma partícula fundamental que compõe a matéria. “A forma como tais partículas são observadas no experimento pode responder questões feitas há séculos pela humanidade, tais como: Como se originou o universo?; Quantas dimensões existem?; entre outras indagações.”

Além disso, Dayane Gonçalves ressalta que o envolvimento de brasileiros em estudos como este, contribui para áreas de pesquisa e educação do nosso país. “ Acredito que este trabalho fomenta a mentalidade que universidades no Brasil entregam um ensino de excelência e que nossos pesquisadores são habilitados para contribuir com pesquisas de porte mundial.”

Para um dos professores que orientou o trabalho, Luciano Manhães de Andrade Filho, o estudo se destaca também pelo caráter de internacionalização do conhecimento. “Para a Universidade, é de grande valia a pesquisa , pois a UFJF tem seu nome inserido numa colaboração internacional de grande porte.”

Contatos:
Dayane Oliveira Gonçalves (mestranda)
Dayane.goncalves@engenharia.ufjf.br

Prof. Dr. Augusto Santiago Cerqueira (Orientador)