A quarta edição do curso “Modelagem de Vestuário CAD/CAM Audaces” está com inscrições abertas. A atividade gratuita é oferecida pelo Centro de Extensão em Moda do Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora (IAD – UFJF). Quem participar, vai ter acesso a uma introdução de criação e manipulação de modelagens por meio do software brasileiro Audaces. As aulas começam no dia 05 de maio e acontecerão sempre às sextas-feiras, de 14h às 18h.

Segundo o site do fabricante, o programa oferece ao usuário possibilidades como modificar as curvas do molde e manipular o contorno da peça, com um alto índice de precisão. De acordo com o professor coordenador do curso, Javer Volpini, nas empresas da região há procura por profissionais de moda que saibam usar o Audaces.

“A UFJF é a única instituição que oferece esse curso na cidade. Muitas empresas trabalham com esse software e existe uma demanda muito grande. Quando um aluno de moda manipula o programa, é preferível para o mercado. As empresas de Juiz de Fora e região usam muito o Audaces, um software mais acessível em relação a outros estrangeiros.”

Na opinião do professor Volpini, o curso é interessante para o aluno ou profissional da área de Moda se posicionar no mercado na era da tecnologia. “O profissional que não se atualiza, não detém esse conhecimento e não procura se reciclar, vai perdendo oportunidades. Então, eu acho que o grande objetivo para os participantes é se renovar e se posicionar cada vez mais no mercado”, afirma.

O curso conta com dez vagas abertas para alunos do Bacharelado em Moda do IAD. O critério de seleção para estudantes do 1º período é uma nota maior no Índice de Rendimento Acadêmico (IRA). Já para discentes do 3º período, o corte se dará por meio da nota na disciplina Modelagem I. Mais oito vagas também estão disponíveis para alunos de Moda de outras instituições e profissionais atuantes no mercado.

A carga horária total é de 40 horas. O período de inscrições vai até 2 de maio e as aulas seguirão até o dia 14 de julho. Para se candidatar, o interessado deve enviar um e-mail  para extensao.moda@ufjf.edu.br com o título “Curso Audaces 2017.1”. Para alunos do Bacharelado em Moda é necessário envio do Histórico Escolar em anexo. Já pessoas da comunidade externa precisam mandar  currículo. O resultado da seleção poderá ser conferido em 3 de maio no site do Centro de Extensão em Moda. Ao final do curso, os participantes recebem certificado, caso tenham 75% de frequência.

Confira a programação do curso:

05/05 – Introdução e base saia + interpretação

12/05 – Base blusa + interpretação

19/05 – Transferência de pence

26/05 – Base manga + interpretação

02/06 – Interpretação de manga

09/06 – Base calça + interpretação

23/06 – Graduação das bases

30/06 – Interpretação individual

07/07 – Interpretação individual

14/07 – Digiflash e Encaixe

Local das aulas: Sala 204, 2º andar – Instituto de Artes e Design, Campus da UFJF

Outras informações: (32) 2102-3350 – Instituto de Artes e Design (IAD).