mestrado Ciências biológicas

Dissertação mostra que pastagens e forragens, como o capim-elefante, desempenham papel de destaque na alimentação do gado, podendo contribuir com até 100% da dieta dos animais (foto: www.metaphoricalplatypus.com via Visual Hunt / CC BY)

A alimentação é um dos fatores mais importantes para a produção animal, pois contribui com elevado percentual dos custos da atividade leiteira. Pastagens e forragens desempenham papel de destaque neste processo, podendo contribuir com até 100% da dieta do rebanho bovino. O capim-elefante é uma forrageira tradicionalmente utilizada na alimentação de gados leiteiros, sob a forma de capineira e, em menor escala, como forragem conservada.

Com a baixa na produção de sementes do capim-elefante, a mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (PGCBIO), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Flávia Rangel de Souza, buscou compreender o modo de reprodução dessa gramínea a partir de dados da taxa de cruzamento originados dos marcadores moleculares. Ela apresentou a dissertação “Utilização de marcadores moleculares para determinação da taxa de cruzamento em capim-elefante”, no dia 21 de fevereiro, na UFJF.

A pesquisa  foi desenvolvida com uma população de gramínea pertencente ao programa de melhoramento de capim-elefante da Embrapa Gado de Leite. A estimativa foi realizada a partir de marcadores microssatélites, os quais são pequenas sequências repetidas presentes no DNA, que trazem informações sobre o grau de parentesco entre os indivíduos avaliados.

Segundo Flávia, o interesse pelo assunto surgiu através do problema de produção de sementes do capim-elefante, pois a mesma é conhecida por produzir sementes de baixa qualidade. “Como a espécie é utilizada como forrageira e está sendo visada como uma nova fonte de biocombustível, é necessário que se expanda as áreas cultivadas para atender a esta demanda. Para isso, a propagação por sementes é a maneira mais eficiente e rápida de se atingir este objetivo”, afirma a mestranda.

A professora co-orientadora da dissertação, Ana Luisa Sousa Azevedo, ressalta que, diante do problema com a produção de sementes em capim-elefante, “os resultados obtidos irão auxiliar nas estratégias dentro do Programa de Melhoramento de Capim-Elefante da Embrapa Gado de Leite, que já existe desde 1991. A partir do Programa, a cultivares, que são os indivíduos que apresentam características específicas dependendo da finalidade de uso da espécie, que produzem grande volume de biomassa, atendendo às necessidades, poderá ser utilizada por produtores de leite e carne bovina, e também para aqueles relacionados com a produção de biocombustíveis.”

Banca Examinadora:
Marco Antônio Machado (orientadora – Embrapa)
Ana Luisa Sousa Azevedo (co-orientadora – Embrapa)
Lyderson Facio Viccini (UFJF)
Juarez Campolina Machado (Embrapa)

Outras informações: (32) 2102 – 3220 – Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (PGCBIO)