Durante reunião do Conselho Superior (Consu) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), na tarde desta segunda-feira, 24, foram apreciadas e deliberadas importantes questões para a comunidade acadêmica. Duas delas são de forte impacto na vida dos estudantes: a primeira é a aprovação da minuta do regulamento da Moradia Estudantil; a segunda refere-se à resolução para regulamentação do Programa de Assistência ao Educando, do Colégio de Aplicação João XXIII. Esta iniciativa é considerada histórica, já que trata-se de uma aprovação que viabiliza a implantação do primeiro programa de assistência estudantil do Colégio.

O reitor Marcus David abriu a reunião com alguns informes repassados aos Conselheiros. Inicialmente, comunicou que nesta terça-feira, 25, segue para Brasília, onde entregará no Ministério da Educação o documento construído pela Reitoria e pelo Consu, buscando solucionar a questão do corte no orçamento da UFJF.

Em seguida, o reitor falou sobre como foram as reuniões em Governador Valadares para tratar a situação do Campus de GV. O professor Marcus David informou que o Conselho gestor de GV aceitou a ideia de uma reunião extraordinária do Conselho Superior para tratar desse assunto.

Na sequência dos informes, o reitor destacou o apoio que a UFJF deu à Marcha pela Ciência, com documento divulgado na página oficial da Universidade.

Logo depois da sua exposição, Marcus David, atendendo a um pedido das entidades, abriu espaço para que Apes, Sintufejuf e DCE se manifestassem sobre os preparativos para a greve geral do dia 28. Primeiramente, a palavra foi do presidente da APES, professor Rubens Luiz Rodrigues. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação, Paulo Dimas, foi o segundo a se manifestar, seguido do presidente do DCE, Arthur Avelar.

Após os pronunciamentos, foi proposta uma inversão de pauta, começando pela discussão do regulamento da Moradia Estudantil. A diretora da Faculdade de Serviço Social, Cristina Simões Bezerra, foi a relatora. Depois de ampla discussão, a minuta foi aprovada por unanimidade.

A seguir, colocou-se em discussão o processo referente à proposta de resolução para regulamentação do Programa de Assistência ao Educando, do Colégio de Aplicação João XXIII. Novamente, a relatora foi a professora Cristina Simões Bezerra. A diretora do João XXIII, Andréa Vassallo Fagundes, agradeceu a sensibilidade da Administração Superior atual pela disposição de solucionar uma demanda importante para os alunos do Colégio. O pró-reitor de Assistência Estudantil, Marcos Freitas, destacou o momento histórico vivido, quando o Colégio, finalmente, ganha um programa de apoio aos estudantes, o que nunca aconteceu. O professor Marcos agradeceu a todos que estiveram na equipe que discutiu a minuta. Após longo debate entre os conselheiros, a proposta de resolução foi aprovada.

O próximo ponto de pauta pôs em destaque o processo que trata de nova resolução sobre Reformulação da Política de Assistência Estudantil no âmbito da Universidade. Após a manifestação dos conselheiros, foi aprovada a nova resolução.

Na continuidade da reunião, foi abordada a pauta “Recursos de Análise socioeconômica que indeferia matrículas.” Em seu parecer, o relator, professor Marcos Freitas, deferiu o pedido de cinco alunos, uma vez que os mesmos anexaram os documentos necessários. Os membros do Conselho aprovaram por unanimidade o relatório.

Na sequência, foi colocada em discussão a proposta de revisão da portaria que trata de atividades recreativas, culturais e festivas. O reitor Marcus David sugeriu que a primeira discussão sobre o tema se pautasse na questão se as festas seriam autorizadas, conforme a comissão propunha, na Praça Cívica e estacionamento da Reitoria, ou, ainda, se levaria em consideração a proposta do DCE, de incluir nos espaços possíveis de festas os estacionamentos das unidades. A reunião foi, então, interrompida quando o Conselho decidiu, atendendo a um pedido do DCE, que a decisão seja nominal. A votação nominal será sobre as duas propostas que foram colocadas em debate sobre o local das festas. O tempo de reunião se esgotou e ficou acordado que um novo encontro deve ser marcado para a próxima semana para continuar o debate da minuta.