Rafael Leite

Obras de Rafael Leite são releitura do teste do borrão, que influenciou a cultura pop

A Galeria de Arte do Forum da Cultura/UFJF recebe nesta terça-feira, 25, às 20h30, a exposição “Explorando o Inconsciente”, do artista Raphael Nascimento Leite. A mostra conta com 16 ilustrações em nanquim e traz representações humanóides, que podem ser interpretadas de forma pessoal. As visitações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 14 às 18h, até 5 de maio. A entrada é gratuita.

De forma rabiscada e abstrata, o espectador é convidado a fazer uma visita ao seu inconsciente e decifrar as mais variadas figuras criadas pelo artista Raphael Nascimento Leite, que se baseia no “Teste do Borrão de Tinta” para criação de sua mostra. O método do psicanalista suíço Hermann Rorschach serviu de inspiração para sua exposição, assim como para vários artistas da cultura Pop, trazendo um amplo quadro da dinâmica psicológica do indivíduo.

Figuras humanóides compõem a mostra

De acordo com Raphael, a ideia é criar 40 obras com uma releitura artística do famoso teste do borrão. O significado de cada ilustração é subjetivo e o espectador poderá expressar seu entendimento para o artista ou guardar para si mesmo. Ao mesmo tempo que faz pensar sobre a arte contemporânea, esse processo de decodificação tira o público da zona de conforto e o leva a refletir sua perspectiva de mundo.

O artista

Raphael Nascimento Leite é estudante de Artes e Design na Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF e ex-estudante de Psicologia. Também estuda Programação e Criação de Jogos. Além de trabalhos em Photoshop, Coreldraw, Flash e Blender, o artista produz pinturas e desenhos à mão. Natural do Espírito Santo, Raphael já participou de diversas exposições em Juiz de Fora, dentre elas a Semana de Artes e Design da UFJF e as coletivas fotográficas FOTO14 e FOTO15 da Funalfa.

A Galeria de Arte

Localizada no segundo pavimento do Forum da Cultura, é o espaço no qual o público aguarda a abertura do Salão do Teatro. Instalada num local privilegiado, a Galeria abriga uma produção eclética com exposições de artes plásticas, documentais e pedagógicas.

Em um espaço acolhedor, a Galeria tem três linhas de ação. A primeira dedica-se ao resgate da pintura clássica juizforana; a segunda, a novos talentos abrindo espaço para carreiras iniciantes e a terceira volta-se para a iconografia das artes cênicas.