Francês Thierry Pozzo desenvolve pesquisas na área da neurociência (Imagem: fbobolas via VisualHunt.com/CC BY-SA)

Francês Thierry Pozzo desenvolve pesquisas na área da neurociência (Imagem: fbobolas via VisualHunt.com/CC BY-SA)

A Universidade Federal de Juiz de Fora sedia, na próxima quarta, 26, às 18h, no Anfiteatro das Pró-Reitorias, a palestra “A arte e a ciência do movimento”, presidida pelo professor da Universidade de Borgonha, Thierry Pozzo, com a participação da adida de Cooperação e Ação Cultural do Consulado da França, Christine Masson, e da professora do Departamento de Fisiologia da UFJF, Anaelli Campos. Com base em pesquisa do cientista francês, Étienne-Jules Marey (1830-1904), a conferência trata de questões sobre o estudo da fisiologia do movimento e as implicações dela em âmbitos culturais, artísticos e tecnológicos, como o Cinema e Esporte.

O professor francês Thierry Pozzo tem como projeto de pesquisa estudar os princípios da organização motora humana e identificar seus mecanismos fisiológicos subjacentes. Na área da neurociência, o francês tem desenvolvido pesquisas, em parcerias com universidades italianas. Em sua palestra, Pozzo se apoia em outro estudioso francês, do final do século XIX, Étienne-Jules Marey, cujos experimentos revolucionaram a fisiologia do movimento. No evento, três questões sobre a obra de Marey serão aprofundadas: sua biografia e o modo que desenvolveu suas pesquisas, como estas influenciaram na história do Cinema, e qual é o auxílio de seu trabalho na neurociência atual, principalmente na preparação de atletas e recuperação de pacientes.

A professora do Departamento de Fisiologia da UFJF, Anaelli Campos, media a palestra de Pozzo. Segundo ela, será um ganho científico e cultural para a Universidade. “Além do mais, os projetos e pesquisas desenvolvidos aqui serão avaliados por um especialista externo e poderemos aprimorá-los mais ainda e até mesmo pensar em novos estudos”. E a presença da adida de Cooperação e Ação Cultural do Consulado francês, Christine Masson, juntamente com a do professor Thierry Pozzo, “é uma oportunidade de a gente diversificar o nosso leque de acordos com mais uma parceria na França, nesta área de pesquisas em Ciências Biológicas”, afirma Hugo Nogueira Rocha, responsável pelo Setor de Acordos da Diretoria de Relações Internacionais da UFJF.

A palestra “A arte e a ciência do movimento” faz parte do Ciclo de Conferências do Instituto de Ciências Biológicas da UFJF, em parceria com a Diretoria de Relações Internacionais, cujas conferências acontecem todas as segundas e terças-feiras do mês. O evento conta com tradução simultânea e é aberto a toda comunidade acadêmica.

Medicina, Veterinária, Física e Cinema
Apesar de possuir poucas tecnologias a seu dispor,  Marey estudou o fluxo sanguíneo no corpo humano, os batimentos cardíacos, a respiração, os músculos e o movimento corporal como um todo, desenvolvendo aparelhos de aferição da pressão arterial, como o esfigmógrafo. O cientista também estudou a anatomia e a fisiologia do movimento de outros animais, como elefantes, pássaros e cavalos, sobre os quais descobriu que, ao galoparem, ficam momentaneamente com as quatro patas no ar, e foi o responsável por um dos primeiros estudos de que os gatos sempre caem de pé.

Mas não só à fisiologia e anatomia foram dedicados seus trabalhos. Marey criou também um fuzil cronofotográfico que produzia 12 frames por segundo em uma mesma imagem, e se especializou na cinematografia de câmera lenta, além de produzir filmes sobre seus estudos e as fases do movimento, contribuindo para o desenvolvimento do Cinema. No campo da Física, se dedicou ao estudo de esteiras de fumaça, participando, em 1901, da construção de uma máquina de fumaça com 58 esteiras, que se tornou um dos primeiros túneis aerodinâmicos de vento, usados atualmente para testes de aviões, cápsulas espaciais, automóveis, e outros projetos.