Evento continua nesta quinta e sexta-feira com palestras e grupos de trabalho (Foto: Alexandre Dornelas)

Organizado pela Diretoria de Ações Afirmativas, evento continua nesta quinta e sexta-feira com palestras e grupos de trabalho (Foto: Alexandre Dornelas)

Foi aberto nesta quarta-feira, 5, no Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o Seminário “Diversidade na UFJF: integrando ações afirmativas e os espaços formativos na graduação”.

O evento é uma iniciativa da Diretoria de Ações Afirmativas da UFJF, em parceria com as pró-reitorias de Graduação e de Assistência Estudantil e Educação Inclusiva, e tem por objetivo favorecer reflexões acerca das ações desenvolvidas nos âmbitos da inclusão e da acessibilidade das pessoas com deficiência, da identidade de gênero e diversidade sexual, da vulnerabilidade social e das relações étnico-raciais dentro do espaço universitário.

Na abertura da atividade, que contou com a presença da vice-reitora, Girlene Alves da Silva, além de pró-reitores, diretores e representação discente, o reitor Marcus Vinícius David, destacou que é meta da atual administração favorecer a convivência de toda a diversidade na UFJF. “Quando a Universidade estabelece medidas neste sentido, isso nos traz desafios. Temos muito o que avançar e, mais do que o acesso ao ensino, é preciso garantir a permanência de alunas e alunos. Acreditamos que, com a realização do fórum, poderemos construir coletivamente uma política de ações afirmativas para a UFJF.”

Coordenador de Ações Afirmativas da UFMG realiza conferência

Coordenador (Foto: Alexandre Dornelas)

Rodrigo Ednilson de Jesus, compartilhou as experiências à frente da coordenação de Ações Afirmativas da UFMG (Foto: Alexandre Dornelas)

O pró-reitor adjunto de Assuntos Estudantis e coordenador do Programa de Ações Afirmativas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Rodrigo Ednilson de Jesus, foi o convidado da mesa de abertura do seminário “Diversidade na UFJF”.

Ele proferiu a conferência ‘A diversidade no âmbito da formação’, na qual apresentou os caminhos percorridos pela UFMG na implantação de ações afirmativas. “Essas ações não são de maneira nenhuma receita de bolo, modelos, mas algumas alternativas que fomos construindo, desde 2002, e que talvez possam ajudar nos caminhos que vão ser iniciados com este fórum.”

Rodrigo de Jesus destacou que a Universidade Federal de Minas Gerais aprovou ontem, 4 de abril, política de ações afirmativas para os programas de pós-graduação da instituição.  

“Não podemos reduzir as ações afirmativas à concessão de bolsas de estudo. A missão da Universidade é produzir e compartilhar conhecimentos, bem como criar condições para a permanência dos alunos. Essa conversa sobre diversidade é necessária o tempo inteiro, para que tenhamos uma sociedade menos desigual. Isso diz sobre qual concepção de mundo e de universidade queremos e defendemos.”  

O Seminário  “Diversidade na UFJF: integrando as ações afirmativas e os espaços formativos na graduação” termina amanhã, dia 6 de abril. Confira a programação completa.