Os novos desafios na implantação de redes elétricas serão tema de discussão no evento “Smart Grids and Power Systems”, nesta quarta e quinta, 5 e 6, na Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). As atividades serão ministradas pelo professor convidado Nando Ochoa, da Universidade de Melbourne, na Austrália.

O tutorial “Smart Grids: Concepts and Implementation in the European Context” será ministrado pelo professor Ochoa nos dois dias de evento. Segundo o coordenador do curso de Engenharia Elétrica, Bruno Henrique Dias, o foco é a implantação de redes elétricas inteligentes no continente europeu. “Nos últimos 6 a 8 anos, ele acompanhou o contexto de mudança nas redes de distribuição em toda a Europa, principalmente no Reino Unido. Ochoa vai mostrar os projetos em que trabalhou e os resultados obtidos”, afirma.

O professor Nando Ochoa também vai dar duas palestras na Faculdade de Engenharia. A primeira acontece na quarta, com o tema “Modelling of Future Distribution Networks: State-of-the-Art and Challenges”, em que serão tratados os principais desafios para a modernização do sistema de distribuição elétrico.

Já na segunda palestra, On the Role of Residential Storage in PV-Rich Distribution Networks”, estarão em discussão os pontos positivos e negativos da implantação de baterias de armazenamento em residências com energia solar.

De acordo com o professor Bruno Henrique Dias, ter contato com o professor Ochoa, é uma experiência importante para alunos tanto da Graduação quanto da Pós-Graduação.

“O professor trabalha com o estado da arte, ou seja, os últimos desenvolvimentos da área. Os alunos de pós-graduação vão ter contato com um pesquisador de renome mundial e que conhece os problemas e soluções do mundo inteiro, sendo uma importante fonte de pesquisa. Para os da graduação, primeiro é uma oportunidade de ter contato direto com os novos desafios no setor elétrico e acima de tudo, incentivo para eles buscarem a pesquisa e o desenvolvimento”, avalia.

O evento é organizado pelo Ramo Estudantil do Instituto de Engenheiros e Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) da UFJF e a Seção Minas Gerais do IEEE. As inscrições podem ser feitas pela Internet e só serão contabilizadas após a doação de 1 KG de alimento não perecível, sendo 1 KG para participar do tutorial e 1 KG para cada palestra. É possível, ainda, fazer a inscrição antes do evento.

Programação

Palestra 1:  “Modelling of Future Distribution Networks: State-of-the-Art and Challenges”.

Duração: 1h30

Quarta – 18 h – Anfiteatro Dois do Edifício Engenheiro Itamar Franco

Palestra 2: : (Talk 7) “On the Role of Residential Storage in PV-Rich Distribution Networks.

Duração: 1h30

Quinta – 16 h – Anfiteatro Dois do Edifício Engenheiro Itamar Franco

Tutorial: “Smart Grids: Concepts and Implementation in the European Context”

Duração 6 h